Auxílio emergencial supera emprego formal em 25 estados brasileiros

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de agosto de 2020 às 19:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​O número de beneficiários do auxílio emergencial já é maior que o de trabalhadores com carteira assinada

​O número de beneficiários do auxílio emergencial já é maior que o de trabalhadores com carteira assinada (o que exclui o setor público) em 25 Estados brasileiros. 

São 65,4 milhões de pessoas recebendo o auxílio para 37,7 milhões de empregos. As pessoas recebendo o auxílio já correspondem a 68% dos 96,1 milhões da força de trabalho (soma de empregados com desocupados).

São 21,3 milhões recebendo o benefício na região Nordeste e 6,3 milhões com emprego com carteira assinada. Em todos os Estados nordestinos há pelo menos o triplo de beneficiários em relação aos empregos formais.

No Maranhão há 5 pessoas recebendo o benefício para cada empregado com carteira. É o Estado com a maior proporção.

Só duas unidades da Federação têm mais pessoas com carteira assinada do que recebendo o auxílio emergencial: Santa Catarina e Distrito Federal.

Outra comparação mostrou que, só no caso do Bolsa Família, os beneficiários superam os empregos com carteira assinada em 10 Estados.

O número de Estados com menos carteiras assinadas que benefícios do Bolsa Família piorou com a pandemia, mas sempre esteve de 8 a 10 na última década. 

Foi assim mesmo em 2014, quando se atingiu quase o pleno emprego e o Brasil passou a atrair mão de obra externa, como a de haitianos, por exemplo.

*Informações Poder 360


+ Economia