Ministro da Economia diz que o auxílio emergencial terá mais três parcelas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de junho de 2020 às 14:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Anúncio oficial será feito pelo presidente Jair Bolsonaro ainda na tarde desta terça-feira, 30

Diante de pedidos para prorrogação de benefícios sociais na comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo de combate à pandemia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou nesta terça-feira (30) que o Auxílio Emergencial será prorrogado e o anúncio será feito logo mais pelo presidente Jair Bolsonaro.

A prorrogação vai prever “três meses de cobertura, com dois pagamentos em um mês”, informou o ministro. A medida será feita por decreto, informou.

A lei, explicou Guedes, determina dois pagamentos mensais de R$ 600,00. No entanto, o governo preferia pagar menos, por mais tempo.

A solução, disse ele, foi fazer três pagamentos, sendo que dois deles serão concentrados em um único mês, de forma a cumprir a lei e ao mesmo tempo estender o benefício por um período mais longo, ainda que com valor menor.

O ministro não deu mais detalhes. Mas chamou a atenção para o impacto da medida nas contas públicas. “Se o carro gasta gasolina demais, o tanque esvazia mais rápido”, disse.

A crise, comentou, é “uma ameaça de empobrecimento dramática.” No entanto, o governo pode ceder e estender programas que “acabam pressionando fiscalmente.”

“Podemos dar o dinheiro para o mais frágil, mas temos que tirar o gato gordo”, disse. “Isso não foi feito pelos governos passados.”


+ Economia