compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Especialista explica os cuidados por faixa etária para garantir o bem-estar durante a prática de atividade física
Atividade física é essencial para todas as idades – foto Freepik
Praticar atividade física regularmente é essencial para a prevenção da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma parte significativa da população brasileira está acima do peso.
Em 2020, cerca de 60% dos adultos eram considerados com sobrepeso e 25% eram obesos.
No entanto, é preciso considerar alguns fatores para realizar a atividade física de forma saudável. A idade, por exemplo, pode influenciar o tempo da prática de cada exercício.
Por isso, a diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques, indica o tempo de atividade física adequado para cada faixa etária.
5 a 17 anos
Crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos de atividades físicas. O ideal é realizar atividades aeróbicas moderadas ou intensas ao longo da semana.
18 a 64 anos
No caso dos adultos, o tempo da prática de atividade física muda conforme a intensidade. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos. Também é recomendado a prática de musculação em, pelo menos, dois dias na semana.
Acima de 65 anos
O tempo da prática de atividade física também muda conforme a intensidade para os idosos. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos.
Idosos também precisam realizar exercícios de fortalecimento muscular em dois dias da semana ou mais.
Outra recomendação é a realização de atividades de intensidade moderada que contribuam com o equilíbrio e a força em pelo menos três dias da semana.
Importância da alimentação saudável
Além dos exercícios físicos diários, a especialista também destaca alguns hábitos importantes para os cuidados com o bem-estar, como, por exemplo, a alimentação saudável, o respeito às devidas horas de sono e a hidratação.
“Para emagrecer, é necessário estar em um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o seu corpo gasta. Comer mais frutas e legumes, alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e que possuem poucas calorias”, explica.
Além disso, ela recomenda reduzir o consumo de açúcar e alimentos processados, “dando preferência também para as proteínas magras, importantes para a manutenção da massa muscular, principalmente durante o emagrecimento”, finaliza Marques.
*Informações Alto Astral