​Asteroide de mais de 300 metros passará próximo à Terra no dia 24 de junho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de junho de 2020 às 16:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo as informações, o corpo celeste tem magnitude (medida do brilho intrínseco) pontuado em 21,5.

A Agência Espacial Americana (NASA) emitiu alerta sobre um novo asteroide que passará próximo à Terra no dia 24 de junho.

Denominado oficialmente como ‘(441987) 2010 NY65’, o objeto espacial pode ter mais de 300 metros de diâmetro (tamanho estimado).

Segundo as informações, o corpo celeste tem uma magnitude absoluta (medida do brilho intrínseco) pontuado em 21,5.

Descoberto em julho de 2010, ‘441987’ passará próximo ao nosso planeta em altíssima velocidade, pertencendo ao grupo Apolo.

O CNEOS é o centro da NASA para calcular órbitas de asteroides e cometas e suas chances de impacto na Terra.

EXPLOSÃO

Na madrugada de 8 de maio, moradores de Minas Gerais se assustaram com a explosão repentina de um meteoro no céu noturno. 

Nas redes sociais, usuários de cidades como Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis e Oliveira publicaram relatos e imagens.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o clarão seguido por um forte barulho de explosão também foi observado em municípios de São Paulo e até do Paraná.

O meteoro (chamado de bólido, neste caso, dado que o flash luminoso foi seguido de explosão) assustou a população, que relatou coisas como janelas e portões tremendo, com muita gente sendo acordada sem entender o que estava acontecendo. 

(Com informações da NASA)


+ Ciência