compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Vanessa Tristão representará as APAEs do Estado e defenderá direitos de crianças e adolescentes no Conselho Estadual
A assistente social Vanessa Tristão, coordenadora do Serviço no Domicílio da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca, foi eleita em primeiro lugar para o Condeca-SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo).
Com 254 votos, Vanessa representará as APAEs de São Paulo, após uma campanha apoiada pelas entidades de todo o Estado. A eleição aconteceu no domingo, 8 de dezembro.
Vanessa explicou como surgiu a oportunidade de concorrer. “Eu soube que o Condeca fez um edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e que estava aberto o processo seletivo. Procurei a APAE de Franca, porque eu havia saído do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e tinha interesse em representar a APAE local. A APAE de Franca conversou com a Federação Estadual das Apaes – FEAPAE/SP, que me indicou para representar todas as APAEs do Estado de São Paulo”, contou.
Apoio das entidades
Com grande apoio das APAEs, Vanessa foi a candidata mais votada. Ela ficou emocionada com o resultado.
“Eu ainda não elaborei isso emocionalmente. Significa que as APAEs acreditaram em mim. As pessoas saíram cada uma da sua cidade para ir, num domingo, de maneira voluntária, a São Paulo votar. Eu consegui vender ‘meu peixe’ e, agora, tenho uma missão: retribuir essa confiança, representando os direitos de crianças e adolescentes com deficiência nos debates lá no Condeca”.
Com 12 anos de atuação na APAE Franca, Vanessa descreve como sua experiência profissional motiva seu trabalho.
“Eu verifico, dia a dia, desproteções com crianças e adolescentes com deficiência, serviços que precisam ser implementados, campanhas educacionais que precisam ser realizadas. É isso que me motiva: visualizar as necessidades na prática e, agora, poder levar tudo isso que vejo para o Condeca”.
Prioridades de atuação
Vanessa listou as prioridades de sua atuação. “É urgente a melhoria, implementação e ampliação do que já existe para atendimento de crianças e adolescentes autistas. É imprescindível que todos os municípios tenham uma equipe para fazer avaliação de crianças e adolescentes, elaborar laudos e encaminhar de forma ágil. Também é necessário criar fluxos de atendimento logo após o parto e acolhimento para as famílias”.
O papel do Conselho
Vanessa destacou a importância do Condeca no cenário estadual. “O Conselho Estadual formula e implementa recursos, dialoga diretamente com o governador e direciona políticas públicas para crianças e adolescentes no Estado. Minha missão é traduzir as necessidades das APAEs e dessa população para o governo, garantindo que essas demandas se tornem políticas públicas com orçamento definido”.
Sobre como pretende contribuir, Vanessa afirma que pretende ser a “voz de todas as APAEs”. “Sei que é uma pretensão grande, mas quero traduzir as necessidades desse público nas reuniões do Condeca e garantir que essas pautas se tornem serviços públicos”, afirmou.
A posse no Condeca-SP está marcada para fevereiro de 2025. O mandato como conselheira estadual vai até fevereiro de 2027.