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Executivos franceses se mostraram satisfeitos e interessados em expandir negócios com calçadistas locais
Executivos franceses se mostraram satisfeitos e interessados em expandir negócios com calçadistas locais
Com o objetivo de apresentar a crescente sustentabilidade do setor calçadista brasileira, uma reunião foi realizada na Europa com o objetivo de abrir mercados e novos negócios para as indústrias nacionais.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, esteve na sede da marca VEJA, em Paris/França, no último dia 8 de julho.
Na oportunidade, o dirigente destacou a certificação Origem Sustentável, a única a certificar todo o processo produtivo da cadeia produtiva do calçado com parâmetros de ESG no mundo.
Já trabalhando com fornecedores brasileiros, a marca busca ampliar o mix de compras de materiais brasileiros.
“Existe um interesse crescente nos produtos brasileiros pela qualidade e sustentabilidade presentes não somente nos materiais, mas em todo o processo produtivo. Além disso, com o arrefecimento da atividade na China, os olhos têm se voltado cada vez mais para o Brasil, o maior produtor de calçados e componentes do Ocidente”, ressaltou Berwanger.
Reunião
Em reunião com executivos da marca francesa, Berwanger destacou a importância da certificação de sustentabilidade praticada pelo Origem Sustentável, programa que tem gestão da Assintecal e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
“O Origem Sustentável é uma garantia para as empresas de todo o mundo de que estão adquirindo materiais e calçados efetivamente sustentáveis. Como a sustentabilidade vem ganhando força, muitas empresas a usam nos discursos, que nem sempre correspondem com a realidade. A certificação, a única para a cadeia produtiva do calçado no mundo a acreditar processos sustentáveis, conta com auditorias externas e confiáveis”, comentou.
Segundo Berwanger, os executivos da marca francesa se mostraram positivamente satisfeitos e interessados com o conteúdo, o que deve favorecer negócios com empresas brasileiras certificadas.
“A apresentação do Origem Sustentável ao mercado internacional tem esse papel, de comunicar uma cadeia produtiva que, em grande parte, já é sustentável, mas que muitas vezes não aparece para o mundo. A sustentabilidade é um caminho sem volta para a competitividade do setor”, concluiu Berwanger.
VEJA
Fundada em 2004, a marca VEJA é distribuída no Brasil desde 2013 com o nome VERT. Presente em mais de 60 países, a grife é conhecida mundialmente pelo seu DNA ligado aos valores e pilares da sustentabilidade, com forte posicionamento na área.