Segundo pesquisa “Consumo de Bebidas”, da OpinionBox, os consumidores vêm priorizando a conveniência de receber as bebidas em casa
O mercado de cerveja no Brasil tem passado por uma transformação significativa. O consumidor está cada vez mais atento à saúde e à redução do consumo de álcool, optando por alternativas de menor teor alcoólico e baixa caloria.
Além disso, o hábito de consumir a bebida em casa tem ganhado força, impulsionado pela comodidade das compras online e a busca por momentos de lazer e socialização no ambiente doméstico.
Segundo o Dossiê de Bebidas Mindminers 2024, muitos consumidores já experimentaram cervejas com menor teor alcoólico ou demonstram interesse em provar.
Esse segmento registrou um aumento expressivo de mais de 400% entre 2018 e 2024, saltando de 133 milhões para cerca de 750 milhões de litros vendidos, de acordo com dados do Food Connection.
Vai dobrar
As projeções indicam que esse número pode dobrar até 2028, atingindo 1,5 bilhão de litros. Outro dado relevante, segundo a pesquisa “Consumo de Bebidas”, da OpinionBox, aponta que os consumidores vêm priorizando a conveniência de receber suas bebidas em casa.
Em linha com essa tendência, as compras online de alimentos e bebidas totalizaram R$ 7,29 bilhões em 2023, marcando um crescimento de 16,6% em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
“Com a pandemia, consumidores e fabricantes tiveram que se adaptar às vendas online, e mesmo após esse período, a tendência se manteve em alta. Acredito que o consumo de cervejas de baixo teor de álcool tem um enorme potencial de crescimento, pois, apesar do avanço, os volumes ainda são tímidos em comparação com mercados como Europa e EUA”, explica Fábio Bacarin, fundador e mestre-cervejeiro da Cervejaria Seven Days*.
Segundo ele, “o consumidor está cada vez mais atento à saúde e à qualidade da bebida, e o mercado vem respondendo com novas marcas e produtos diferenciados. Além disso, as vendas online oferecem benefícios inegáveis, como praticidade e acesso a novidades com maior facilidade”.