As cores frias e quentes, e como elas atuam no visual

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de novembro de 2015 às 08:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Olá pessoal, hoje
daremos continuidade ao tema de ontem sobre coloração pessoal. Vamos falar
sobre cores quentes e frias e valor ou luminosidade. 

Cores Quentes

Tem o subtom amarelo como os vermelhos-alaranjados, laranja, amarelo, amarelo-esverdeado, dourado, verde-azeitona, pêssego, ferrugem, marrom-escuro, cobre caramelo, branco sujo (off-white). São em geral muito luminosas.

 Cores Frias

Têm  o subtom azulado como os azul, vinho, verde-esmeralda, azul-cobalto, violeta, rosa, pink, prata, preto e branco. O conceito frio advém da intensidade menor das cores. Em geral elas são menos luminosas.

Valor ou luminosidade

O valor ou luminosidade se refere ao grau de luminosidade ou brilho, que vai do claro ou escuro. O valor da cor é determinado pelo grau de proximidade do preto ou do branco. A cor é considerada de valor alto quando é clara (próxima ao branco) e de valor baixo quando escura (próxima ao preto).

As cores claras passam a mensagem de uma pessoa romântica, gentil, informal. As cores escuras transmitem autoridade e audácia. As cores intermediárias são cores clássicas e neutras – entre o masculino e o feminino. A diferença no valor das cores produz contraste, o contraste mais forte é o preto e o branco.

A ilusão que o contraste cria na roupa afeta o look.

Bom, como podemos ver, usar a cor certa, pode fazer toda diferença,  então aqui segue uma dica: se a cor que está na moda não fica bem para você, o truque é usá-la da cintura para baixo ou em cintos e bolsas – assim você ficará na moda sem prejudicar o visual.

Encerramos por aqui, e amanhã tem mais dicas e informações super úteis de consultoria de imagem e estilo.

Até mais…

Beijos!!!


+ zero