compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Embora pareça um ritual amigável e essencial para muitos, esconde mais de um problema por trás dele: os ácaros e as bactérias
Se você costuma arrumar a cama logo que se levanta, precisa rever esse hábito – foto Freepik
Acordar todas as manhãs e arrumar a cama pode parecer um ritual positivo e produtivo, mas novos estudos indicam que esse hábito pode ser prejudicial à saúde.
Especialistas em higiene alertam que arrumar a cama logo após se levantar cria um ambiente propício à proliferação de bactérias e ácaros.
Diante desse cenário, o Guia do Tom oferece conselhos sobre como manter seu espaço de descanso livre de contaminantes.
A princípio, os especialistas explicam que, durante a noite, um corpo perde uma quantidade considerável de umidade: estima-se que entre 0,5 e um litros de água vaze pelos poros.
Essa umidade se acumula nos lençóis e no colchão, criando um ambiente quente e escuro.
Arrumar a cama retém essa umidade, o que estimula o crescimento dos ácaros, esses pequenos organismos que se alimentam das células mortas da pele que são eliminadas enquanto você dorme.
Ressalta-se que os ácaros são pragas microscópicas que, embora invisíveis, podem desencadear reações alérgicas e agravar problemas respiratórios como a asma.
Ao realizar esta ação aparentemente inofensiva, você está permitindo que essas criaturas prosperem em seu local de descanso.
Como identificar a presença de ácaros na hora de arrumar a cama
Embora você não consiga ver os ácaros, existem certos indicadores que podem alertá-lo sobre sua presença. Os sintomas mais comuns incluem congestão nasal, espirros, tosse, coceira nos olhos e ronco.
Estes são sinais de uma possível alergia a proteínas encontradas nos resíduos e corpos decompostos dos ácaros. Se sentir algum desses sintomas ao acordar, você pode avaliar a limpeza de sua cama e do ambiente geral.
A American Lung Association observa que a exposição contínua aos ácaros pode agravar problemas respiratórios pré-existentes, tornando este problema um sério problema de saúde.
Para evitar esse problema, em vez de arrumar a cama imediatamente, considere deixar os lençóis desfeitos por um tempo.
Dobre o edredom na parte inferior da cama para permitir que o ar circule e seque a umidade. Isso ajuda a criar um ambiente inóspito para os ácaros.
Além disso, o referido portal esclarece que é muito importante lavar os lençóis pelo menos uma vez por semana. Use água morna e sabão para remover germes e ácaros que possam se acumular.
Preste atenção às etiquetas de cuidados dos seus produtos de cama para garantir o tratamento adequado.
Além disso, considere o uso de travesseiros e colchões hipoalergênicos, que podem oferecer uma barreira adicional contra os ácaros.
Por outro lado, aproveite a luz solar e o ar puro abrindo as janelas durante o dia. A luz solar é um desinfetante natural e ajuda a reduzir a umidade, o que por sua vez pode diminuir a população de ácaros.
*Informações O Globo