Aprendizado e tecnologia: Espaço Maker estimula criatividade de alunos em Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 13 de novembro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alunos da rede municipal de Franca vivenciam novas tecnologias e se envolvem em projetos inovadores no Espaço Maker

Espaço Maker foi inaugurado em junho deste ano

Inaugurado em junho deste ano, o Espaço Maker tem revolucionado o aprendizado das crianças da rede municipal de Franca.

Com estrutura que inclui bancadas, notebooks, drones e impressoras 3D, o espaço foi projetado para ser um laboratório de experimentação prática, onde o conhecimento teórico das salas de aula ganha vida.

“O objetivo é oferecer experiências práticas e inovadoras que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe”, destaca Márcia Gatti, secretária de Educação de Franca.

Alunos motivados e curiosos com novas tecnologias

Recentemente, estudantes da EMEB Profa. Dorotéa Paulino Ferro, na Vila Rezende, tiveram a chance de explorar o espaço.

A professora Edna Martins de Oliveira relata o entusiasmo dos alunos: “É um projeto muito importante. Eles ficam ansiosos a semana toda para as aulas no Espaço Maker. Estão descobrindo novas tecnologias e aproveitando uma oportunidade única”, afirma Edna.

Robótica e Pixel Arte: cursos que ampliam o aprendizado

No local, cursos como a Escola de Robótica oferecem noções teóricas e práticas de programação e uso de micro bits, introduzindo a robótica de forma acessível e divertida.

Outro destaque é a Oficina de Pixel Arte, em que alunos do período integral aprendem sobre pixels e sua aplicação em imagens e jogos digitais.

O Espaço Maker, instalado no saguão da Secretaria de Educação, é uma das poucas unidades do tipo no Estado de São Paulo.

Realizado em parceria com o Sesi/SP, ele celebra o reconhecimento de Franca no Prêmio Programa Alfabetização Responsável, valorizando o processo de alfabetização na idade certa.


+ Educação