Aprenda como rastrear um celular perdido ou roubado usando Google Maps

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de novembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Google Maps é um dos aplicativos de localização e rotas mais utilizados no mundo, mas suas funcionalidades vão além disso

Saiba como é possível rastrear um celular roubado ou perdido com o Google Maps – foto TechTudo

 

O Google Maps é um dos aplicativos de localização e rotas mais utilizados no mundo, mas suas funcionalidades vão além disso.

É possível rastrear um celular roubado ou perdido usando a ferramenta, acompanhando o trajeto percorrido pelo smartphone e acompanhar toda a movimentação em tempo real.

Para ativar essa função, basta seguir um passo a passo simples.

O primeiro deles é, claramente, baixar o app do Google Maps, disponível para celulares iOS (iPhone) e Android. Depois, mais algumas etapas são necessárias.

Primeiro, abra o app do Google Maps no seu celular. Em seguida, clique no ícone do seu perfil, localizado ao lado direito da barra de pesquisa.

Em seguida, selecione a opção “Sua Linha do Tempo”.

Depois de ler o resumo das funções do recurso da Linha do Tempo, aperte em “Continuar”.

Você será direcionado às configurações da sua conta Google, em “Controle de Atividades”. Lá, desça a tela e aperte “Ativar” na opção “Linha do Tempo”.

Em seguida, você poderá ler as diretrizes do recurso. Caso esteja de acordo, desça a tela e aperte em “Ativar”. Depois disso, a “Linha do Tempo” já está ativada.

A partir disso, o Google Maps guardará um histórico dos locais por onde ele passou. Caso seu celular seja perdido ou roubado, será possível conferir o percurso do seu aparelho. Isso poderá ser feito com ao entrar na sua conta do Google em outro dispositivo.

Nesse caso, basta seguir o mesmo passo a passo descrito acima. Ao acessar a “Sua Linha do Tempo”, o app mostrará o histórico dos trajetos que o seu celular percorreu.

Compartilhando a localização em tempo real

Também é possível rastrear um celular pelo Google Maps utilizando a localização em tempo real. Para isso, você pode compartilhá-la com uma ou mais pessoas antes de sair de casa.

Caso seu celular seja roubado ou furtado, essa pessoa poderá acompanhar o trajeto percorrido pelo aparelho em tempo real.

Para compartilhar a localização, siga o passo a passo:

Abra o app do Google Maps no seu celular. Aperte o ícone do seu perfil, ao lado da barra de pesquisa, como nas etapas anteriores. Em seguida, aperte a opção “Compartilhar local”.

Na próxima tela, você poderá selecionar qual contato do Gmail você gostaria de compartilhar sua localização. Basta apertar no ícone que corresponde a essa pessoa e esperar que ela aceite o convite.

Você pode escolher por quanto tempo a localização será compartilhada, de acordo com suas necessidades.

Também é possível compartilhar a localização com outra pessoa que não tenha uma conta no Gmail. Basta apertar em “Mais opções”.

Nela, você poderá fazer o compartilhamento para contatos do WhatsApp, por exemplo, e esperar que o convite seja aceito. Feito isso, a localização em tempo real está compartilhada.

Para que esse recurso funcione adequadamente, o celular precisa estar ligado e conectado à internet.

Conheça outros recursos antifurto para celulares

Esse não é o único recurso antifurto ou antiperda para celulares. Em maio deste ano, o Google anunciou uma série de novos recursos para Android para proteger usuários contra roubo de dispositivos.

Entre as novidades, está o uso de IA (inteligência artificial) para identificar quando o aparelho é roubado e, automaticamente, gerar o bloqueio de tela.

Além disso, é possível atualizar a redefinição de fábrica, criar um espaço privado para esconder aplicativos confidenciais, ativar biometria para acessar e alterar configurações da conta do Google, entre outras.

Já para quem possui celulares no sistema iOS, como os iPhones, outros recursos também são possíveis de serem ativados para proteger o aparelho contra furtos e roubos.

É o caso do bloqueio da Central de Controle, da ativação da Proteção de Dispositivo Roubado e de proteção em caso de celular roubado enquanto estiver desbloqueado.

*Informações CNN


+ Tecnologia