Geladeira: aprenda o jeito de conservar morangos e fazê-los durar mais tempo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de agosto de 2020 às 22:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muita gente não sabe mas existe um jeito certo de refrigerar diferentes tipos de frutas na geladeira

Quer aprender a conservar morangos por mais tempo na geladeira? 

Na verdade, muita gente não sabe mas existe um jeito certo de refrigerar diferentes tipos de frutas na geladeira sem que elas estraguem rapidamente. 

Sabe quando chega o mês de agosto (período em que começa a época do morango) e você compra uma caixa de morangos superfresquinhos para, em menos de uma semana, se deparar com os frutos mofados? 

Então! Isso acontece porque talvez você não esteja armazenando a frutinha tão bem quanto acredita. 

A primeira dica para evitar que o morango estrague rapidamente e fique mofado dentro da geladeira é lavar a fruta apenas quando você for consumi-la. 

Ao contrário do que parece, o excesso de umidade pode acelerar o processo de degeneração da fruta e aumentar a probabilidade do surgimento de pequenos mofos ou fungos.

Além disso, você também deve escolher o local menos refrigerado da geladeira para armazenar a frutinha – como gavetas e prateleiras inferiores. Basta cortar a haste do morango, colocá-lo de cabeça para baixo em um pote plástico forrado com papel toalha (para absorver a umidade) e levar à geladeira.

Se o objetivo for guardar os morangos já cortadinhos e prontos para serem consumidos, a melhor sugestão é usar recipientes de cores escuras (ou não transparentes) e muito bem vedados. 

Assim, o fruto não ficará exposto à luz da geladeira e nem ao oxigênio do ambiente, e provavelmente vai durar por muito mais tempo.

Outra forma de aumentar a durabilidade do morango na geladeira é preparar uma calda de açúcar simples para armazenar a fruta. 

Basta misturar uma xícara de açúcar com 3 xícaras e 1/2 de água filtrada em uma panela a fogo baixo, dissolver bem e deixar esfriar (só tome cuidado para que a mistura não endureça). 

Depois, ponha os morangos inteiros em um recipiente, despeje a calda por cima, feche o potinho e leve para a geladeira!

Obs.: Caso você queira conservar os morangos por mais de 2 semanas, armazene-os no freezer dentro de sacos herméticos e guarde a fruta por no máximo 6 meses.


+ Cotidiano