App do MIT diz se você cruzou o caminho de uma pessoa com Covid-19

Aplicativo registra seus dados de localização e os compartilha, de forma anônima e com sua permissão

Postado em: em Tecnologia

​Um app desenvolvido nos EUA promete informar se você cruzou o caminho de alguma pessoa infectada com o novo coronavírus. 

Desde que você, é claro, também esteja disposto a compartilhar sua localização.

Gratuito e Open Source, o app Private Kit: Safe Paths foi criado por pesquisadores do MIT Media Lab, Universidade de Harvard e engenheiros do Uber e Facebook, que trabalharam em seu tempo livre para a criação.

O app funciona estabelecendo uma “rede” entre os usuários e trocando informações de localização anonimizadas de forma criptografada, sem a necessidade de que os dados passem por uma “autoridade central”.

Assim, um usuário pode saber se cruzou o caminho de uma pessoa infectada sem saber quem é, protegendo a sua privacidade. As informações registradas não são compartilhadas, a não ser com permissão específica do usuário.

Além disso, um usuário que tenha sido diagnosticado com o vírus pode optar por compartilhar seus dados de localização com oficiais de saúde, que podem tornar as informações públicas. 

Obviamente, o sistema só funciona se houverem usuários suficientes do app.

Ramesh Raskar,  foi o pesquisador do MIT que liderou a equipe de desenvolvimento.

Ele disse que o compartilhamento de informações de uma forma mais “granular” poderia permitir que apenas os locais que são realmente foco da doença fossem fechados e desinfectados, em vez de quarentenas gerais que causam transtornos econômicos e sociais.

Fonte: Technology Review


Artigos Relacionados