compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Calendário já foi definido, mas Previdência ainda não decidiu as datas de pagamentos
O primeiro entrave para a demora na antecipação veio com a demora na aprovação do Orçamento de 2021
O 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a ser liberado este ano.
Apesar da demora na liberação em decorrência dos entraves relativos ao Orçamento de 2021 o governo agora tem um prazo maior para conseguir liberar de fato os novos pagamentos.
O primeiro entrave para a demora na antecipação veio com a demora na aprovação do Orçamento de 2021, que deveria ter sido votada ainda em dezembro do ano passado, mas que veio a ser aprovado apenas no dia 25 de março pelo Congresso Nacional.
Assim que o Congresso aprovou o Orçamento e quando foi enviado para sanção presidencial, onde já estava certo a liberação da antecipação do 13º salário, outro entrave surgiu, desta vez relativo ao corte de R$ 24,6 bilhões de despesas obrigatórias que iriam para o pagamento de aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e trabalhistas.
E quando começa a liberação do 13°?
Juntando todos os pontos e o fato de que o encerramento do cálculo de gastos regulares da Previdência Social de abril ocorreu nessa semana onde a previdência fechou a folha de pagamentos dos benefícios, a antecipação do 13º então fica para ocorrer a partir do mês de maio.