Após vendas intensas de Natal, trocas de presentes movimentam lojas de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 13:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A loja só é obrigada a trocar em qualquer circunstância se a compra tiver sido pela internet

Passada a movimentação intensa de vendas com o Natal, a maioria das lojas de Franca foca os atendimentos agora na remontagem de seus estoques, dispensa e contratação definitiva de temporários e, principalmente, nas trocas de presentes natalinos.

Mayara de Lima trabalha em uma loja de confecções do Centro. Afirmou que todos os anos o fluxo de clientes segue essa rotina: dezenas de pessoas vão para trocar presentes que não agradaram ou peças que não serviram. “Para comprar mesmo, é um ou outro que vem em busca de sobras de estoque. A maioria é só para troca mesmo”, disse a vendedora.

Mas o comerciante não é obrigado a trocar o produto a não ser que no momento da compra a possibilidade da troca tenha sido oferecida ou o presente esteja com algum defeito. A loja só é obrigada a trocar em qualquer circunstância se a compra tiver sido pela internet, pois o consumidor paga antes de ver a mercadoria.

Nos casos de defeito do produto, é preciso ficar atento aos prazos de troca. Segundo especialistas, a pessoa deve tentar resolver o problema direto com a empresa e só em seguida buscar os órgãos de direito do consumidor, como Procons, juizado de pequenas causas e Ministério Público, se não houver solução amigável para a demanda.


+ Economia