Após um prejuízo de R$ 18 mil, loja de sucos já fatura R$ 900 mil e vira franquia

  • Robson Leite
  • Publicado em 30 de julho de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mega Suco foi fundada em cidade de 30 mil habitantes e pretende abrir mais cinco unidades, em diversos estados, até o fim do ano

Naturais de Barão de Cocais, uma cidade com 30 mil habitantes no interior de Minas Gerais, os empreendedores Joélison Gomes, 37 anos, e Alice Domingues, 35, resolveram deixar suas carreiras de formação na capital do estado, Belo Horizonte, e voltar para a pequena cidade em 2016.

Eles sempre quiseram empreender e aproveitaram o recomeço para tirar o sonho do papel. Hoje, são donos da franquia Mega Suco, que faturou R$ 900 mil no ano passado, com duas unidades em funcionamento.

A ideia de empreender no ramo de sucos veio logo após chegarem a Barão de Cocais. O pai de Domingues, um militar aposentado, vendia a bebida na cidade, mas de forma isolada.

“Nunca teve uma lanchonete lá, algo do ramo de alimentação saudável. Resolvemos começar uma loja de sucos naturais em conjunto com o meu sogro”, diz Gomes.

Capital investido

Do prejuízo ao lucro

Mesmo com o prejuízo, o casal continuou investindo no enriquecimento do cardápio e na reconstrução da identidade visual. Isso os ajudou a atrair mais clientes em 2019.

“Essa profissionalização nos ajudou a fidelizar ainda mais os nossos consumidores. Sentíamos que estávamos prontos para a nossa segunda meta: ter franquias.”

O suco voltou a azedar com a chegada da pandemia de covid-19, mas eles conseguiram se recuperar no fim de 2021, tendo conseguido manter toda a equipe.

O casal buscou, então, uma consultoria especializada para, finalmente, franquear a marca. A primeira unidade foi aberta no final de 2022, na cidade de Santa Bárbara, também em Minas Gerais.

Abrir mais lojas

Agora, o objetivo é abrir mais cinco lojas até o fim do ano — já há negociações em outros estados, como Espírito Santo e Santa Catarina.

Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, atualmente, a loja, que trabalha apenas com sucos como opções de bebidas, tem como carros-chefes o “pão-folha” (sanduíche feito em pão de massa fina e crocante) e o Mega Sanduíche, um lanche natural.

“Todos os produtos são produzidos por nós, inclusive os pães”, afirma o empreendedor. O tíquete médio gira em torno de R$ 45. O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 185 mil, incluindo taxa de franquia e estrutura.


+ Economia