Após restauração, Relógio do Sol de Franca deve ser inaugurado nesta sexta, 06

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de dezembro de 2019 às 12:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia que contará com várias atividades, terá início às 13h, na Praça Matriz; inauguração será às 16h

Tudo pronto para a reinauguração do Relógio do Sol que passou por uma restauração completa no último mês após ser atingido por uma forte tempestade em dezembro de 2017. A cerimônia terá início às 13h com uma série de atividades, sendo a inauguração marcada para às 16h, na Praça Nossa Senhora da Conceição.

O projeto de restauração foi feito pela Croma Restauro, de São Paulo. Já o trabalho de restauração foi realizado pela Cantaria Conservação e Restauro, de Belo Horizonte (MG). Enquanto aguardava a restauração, as peças ficaram guardadas na Casa da Cultura onde foram limpas e analisadas por profissionais que se prepararam durante meses para promover a recuperação do monumento. A restauração em si, durou 32 dias e foi executada pelas restauradoras Leila de Oliveira, Laura Bassul e
Júlia Russi, todas com ampla experiência em restauração.

Características

O Relógio do Sol tem 3 metros de altura e pesa 2 toneladas, sendo composto por seis peças. O Relógio do Sol é um instrumento que não depende de trabalho mecânico apenas da projeção da luz solar no monumento. Linhas, talhadas na peça, formam os mostradores que correspondem às horas que são marcadas partir da sombra formada por um gnômon (espécie de ponteiro) que vai encaixado na peça. É exatamente a sombra que indicará a hora, ou seja, é preciso estar em um dia de muito sol. Vale ressaltar que o Relógio do Sol não mostra os minutos, apenas as horas. “É um trabalho bastante técnico que exige conhecimento técnico dos restauradores que estudaram muito antes de iniciar o restauro. Como são peças únicas (não tem como repor), é preciso ter muito cuidado ao trabalhar com elas. É um trabalho de muita paciência já que o monumento têm seis peças (maiores) e muitos fragmentos que são praticamente um quebra-cabeça”, disse a restauradora Leila.

Durante a montagem das peças foi preciso dar um prazo de 24 horas para colagem e encaixe das peças. Já o trabalho de restauro durou 32 dias, sendo executados outros trabalhos como a parte de jardinagem. 


+ Obras