Novo aplicativo promete revolucionar a vida do estudante brasileiro

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2018 às 09:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

TATI, a Plataforma de Inteligência Artificial ajuda a obter melhores resultados na escola e vestibulares

Ensino personalizado, aprendendo o máximo com cada aluno para, depois, ensiná-lo de uma forma que faça sentido ao seu modo de pensar. O conceito, expresso por Howard Gardner, psicólogo norte-americano e o criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, já é realidade graças aos avanços da Computação, em particular da Inteligência Artificial. E a tecnologia para tal façanha é brasileira: a TATI, uma Plataforma desenvolvida pela Conexia, empresa do Grupo SEB – Sistema Educacional  Brasileiro.

O sistema usa Computação Cognitiva para simular um ser humano que conversa com os alunos. O processamento utilizado é a linguagem natural, uma das áreas da Inteligência Artificial. Como resultado, o programa consegue aprender com os estudantes para, depois, ajudar a  organizar a vida escolar do aluno, atingindo metas que vão desde melhorar o desempenho nas provas a passar no ENEM. 

Desenvolvido por uma equipe altamente capacitada, formada por Cientistas, Mestres e Doutores, em Ribeirão Preto – interior de São Paulo, a Plataforma nasceu da necessidade de conectar Inteligência  Artificial e Educação. “Esses são temas que nos fazem pensar em técnicas e processos, e que nos motivam a inovar em novas perspectivas para os processos de ensino e aprendizagem que conhecemos atualmente”, explica Reginaldo Gotardo, Doutor em IA e Head do Projeto. Ele ressalta que, embora existam outros assistentes de grandes empresas no mercado, a TATI é a primeira da sua categoria no Brasil e no mundo. 

Reginaldo Gotardo, Doutor em IA e Head do Projeto, diz que a TATI é a 1ª da sua categoria no Brasil (Foto: Reprodução)

Graças ao sistema, salienta Gotardo, torna-se possível pluralizar o ensino, ensinando o que é importante de várias formas possíveis. “Como diz Gardner, nada do que é importante pode ser abordado de apenas uma forma e, quanto mais relações e mais ativa, melhor a aprendizagem “, salienta. 

Inspiração

A principal fonte de inspiração para a criação da Plataforma foi a relação aluno e professor e a necessidade de criar técnicas de Inteligência Artificial que melhorem o processo de difusão do  conhecimento fora da sala de aula. “Hoje, já existem no mercado softwares educativos conhecidos como Sistema Tutores e os chamados Sistemas Adaptativos, que permitem aos professores avaliarem o conhecimento objetivo do estudante sobre a matéria e recomendar conteúdos que supram as carências de aprendizado”, explica Reginaldo. 

Apesar de fazerem o trabalho de backoffice, com coleta de dados, análise e feedback, os sistemas atuais apresentam um gargalo no que diz respeito a falta de interação mais humanizada com o aluno. “Essa interação é importante para que o aluno se sinta acolhido através de recursos de Empatia. O design da Empatia faz parte do processo de desenvolvimento do Time, tanto quanto as demais questões técnicas. Isso gera mais engajamento do aluno e, como consequência, faz com o 
que o seu desempenho escolar apresente uma melhora tanto nas notas, quanto na organização da vida acadêmica”, enfatiza. 

Equipe envolvida no desenvolvimento do aplicativo voltado aos estudantes (Foto: Reprodução)

Na Plataforma desenvolvida pelo Grupo SEB, o uso de softwares que simulam uma conversa por meio da troca de mensagens de texto e a interação aplicativo-aluno faz com que o sistema deixe de ser apenas um app no celular para se tornar um aliado do estudante. 

Como funciona 
A Plataforma acompanha o aluno 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo atendimento e ensino humanizados. “A TATI tem cinco diferentes competências que auxiliam na gestão da vida escolar do estudante e que também subsidiam os professores e os gestores escolares com informações para as tomadas de decisões”, explica Reginaldo Gotardo, 

Os alunos podem organizar e sincronizar a agenda escolar e particular, e definir metas que podem ser alcançadas durante o ano letivo. “A Plataforma ajuda o aluno a conquistar objetivos pré-estabelecidos como passar no ENEM, melhorar o desempenho em determinada matéria, elaborar  um plano de estudo, preparar-se para provas ou, até mesmo, praticar assuntos de seu interesse. Para isso, sugere vídeos sobre as matérias, revisa conteúdos com os alunos e ainda dá dicas de como melhorar a performance”, enfatiza Gotardo. 

Ainda segundo Gotardo, a Plataforma oportuniza aos professores o tempo necessário para abordar questões mais importantes enquanto responde às perguntas da rotina dos estudantes, pais, professores e escolas. “Com a TATI, as escolas e professores podem criar e treinar robôs tutores,  que simulam diálogos, utilizando conteúdo das aulas para os alunos e podendo conversar sobre os assuntos específicos das diversas matérias dos cursos”. 

Diário de Bordo e Baú do Conhecimento 
A TATI também oferece para os usuários um Diário de Bordo onde o aluno registra os pensamentos do dia, os sentimentos do momento, além de realizar anotações gerais sobre assuntos que aprendeu com o aplicativo. No Baú do Conhecimento o aluno pode “favoritar” conteúdos e outras coisas que julgar interessantes. “Isso também ajuda que os gestores escolares fiquem atentos a possíveis problemas na vida escolar e pessoal do aluno e, por outro lado, também auxilia com que a escola capte quais são os assuntos de maior interesse dos alunos, trabalhando os assuntos em sala de aula e atividades extracurriculares, levando para eles informações relevantes para a sua formação”, reforça Reginaldo. 

Sobre a Conexia 
A Conexia é uma empresa do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), criada para pensar na educação do futuro, fornecendo para instituições de Educação Básica inúmeras soluções educacionais, que vão desde o uso da inteligência artificial até as mais modernas ferramentas para  auxiliar professores e diretores no ensino e gestão das escolas. Pensando nos desafios da Educação, a Conexia entrou no mercado atendendo mais de 300 parceiros e 100 mil alunos, e tem como objetivo reinventar o mercado de sistemas de ensino no país, realizando a transformação digital nas escolas e atuando como um hub de serviços nas áreas de tecnologia educacional e bilinguismo que se conectam por meio de marcas renomadas, como Pueri Domus Escolas em Rede, AZ Escolas em Rede – líder em aprovações no Rio de Janeiro – e o Múltiplo Escolas em Rede. Saiba mais em www.conexiaeducacao.com.br.