Aplicativo do Procon-SP auxilia população na defesa do consumidor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de abril de 2019 às 16:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:29
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App está disponível para iOS e Android – ferramenta também é um canal de reclamações e outros serviços

Os moradores do Estado de São Paulo contam com uma
ferramenta importante para auxiliar na defesa dos seus direitos como
consumidores. A Fundação Procon-SP, em parceria com a Prodesp, conta com um
aplicativo que ajuda a proteger o cidadão.

A primeira versão do app da Fundação Procon,
lançada em março de 2017, tinha um caráter mais informativo. Dava acesso ao
texto integral do Código de Proteção e Defesa do Consumidor atualizado,
publicações e lista de site não confiáveis.

A versão atual, disponibilizada para sistemas iOS
e Android, é também um canal de reclamações (problemas de entrega, má
prestação de serviços, etc.) e denúncias (falta de informação ou preços entre
outros flagrantes de desrespeito ao Código do Consumidor).

O app permitirá, ainda, o acompanhamento dos casos
que envolvam processo e oferecerá acesso ao Portal da Transparência, calendário
de cursos, palestras e inscrições. “A evolução tecnológica é muito importante em
várias situações e não seria diferente com as compras. Além de nos informar,
podemos acompanhar nossas reclamações e até verificar o código de defesa ao
alcance de um clique”, afirma a estudante Sophia Betteloni.

O atendimento será restrito ao Estado de São Paulo.
Os consumidores de outras localidades serão informados de que deverão procurar
o Procon de suas respectivas regiões.

Para a assistente Janaina da Silva, o aplicativo
vai ajudar nas compras pela internet. “Mais uma ferramenta para me ajudar a
poder pesquisar se a empresa tem alguma reclamação. Desse modo posso ficar mais
segura com a minha compra”, explica.

A Fundação Procon realiza mensalmente cerca de 40
mil atendimentos presenciais e à distância e precisou se adequar para atender
às novas demandas. Assim, como as próprias empresas de tecnologia nativas da
internet, a Fundação Procon também espera aperfeiçoar seu app a partir da
experiência do usuário, garantindo completa segurança e sigilo de dados.

A expectativa é a de que, no futuro, o consumidor
possa ser alertado sobre a reputação da empresa antes de efetuar uma compra.


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