ApexBrasil anuncia convênios de meio bilhão em apoio às exportações de calçados

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 30 de setembro de 2024 às 15:00
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Setor calçadista é um dos grandes empregadores da indústria brasileira

O presidente do Conselho Deliberativoda Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, participou ontem da cerimônia de anúncio de 23 convênios entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades setoriais.

O convênio com a Abicalçados é de manutenção do Brazilian Footwear, que injetará, no biênio 2024-2025, R$ 36 milhões no apoio das exportações, segundo maior acordo setorial com a Agência.

No total, os convênios somam R$ 537 milhões em benefício a mais de 19 mil empresas dos setores envolvidos. A cerimônia contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckimin, ministros e do presidente da ApexBrasil Jorge Viana.

Expectativa

Conforme o Governo Federal, os acordos têm a expectativa de gerar mais de R$ 281 bilhões em negócios internacionais, sendo R$ 256,5 bilhões em exportações e R$ 24,5 bilhões em investimentos estrangeiros a serem aplicados em projetos estratégicos.

Na oportunidade, o presidente da República destacou o momento positivo da economia e a importância das exportações.

Apex

Já o presidente da ApexBrasil sublinhou o caráter estratégico das parcerias para que as empresas brasileiras disputem o mercado mundial.

“Hoje aqui nós estamos assinando estes 23 convênios com entidades setoriais e com o Sebrae Nacional, seguindo uma demanda do presidente Lula de oferecermos mais apoio para micro e pequenas empresas e para as cooperativas”, afirmou Viana.

Capacitação

Segundo Neto, a parceria renovada permite que as empresas, especialmente as de menor porte e sem capacidade de grandes investimentos em internacionalização, possam exportar com qualidade e de forma perene.

“Sempre frisamos que as exportações não podem ser ocasionais, elas precisam ter continuidade e fazer parte da estratégia da empresa. O Brazilian Footwear, há mais de 20 anos, permite que as indústrias de calçados, de todos os portes e maturidades exportadoras, possam seguir embarcando seus produtos para todo o mundo”, destacou o dirigente, acrescentando também a importância da parceria entre ApexBrasil e Sebrae para chegar, ainda mais, nesse porte de empreendimento.


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