Apesar da concorrência chinesa, produção de calçados no Brasil cresce 4% até julho

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 18 de setembro de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresas do Brasil têm buscado alternativas para manter produção

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), fundamentados nos índices do IBGE, a produção de calçados cresceu 3,9% entre janeiro e julho em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que, nos primeiros sete meses do ano, foram fabricados 500,7 milhões de pares de calçados.

Esses e outros indicadores, como consumo, exportações, importações e empregos no setor, serão apresentados e analisados durante o evento Análise de Cenários, promovido pela Abicalçados duas vezes ao ano.

Opinião

Priscila Linck, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, ressalta que o evento visa avaliar o comportamento do mercado e fazer projeções para o curto e médio prazos, ajudando as empresas a desenvolverem estratégias comerciais tanto no mercado interno quanto no exterior.

“A produção do setor calçadista deve concluir o ano com um crescimento sustentável, especialmente impulsionado pelo mercado doméstico, apesar de uma expectativa de melhora gradual do cenário internacional no segundo semestre”, afirma a economista.

Em Franca

O Análise de Cenários é um evento gratuito destinado a empresários e profissionais da indústria de calçados brasileira.

A iniciativa ocorrerá presencialmente em alguns dos principais polos de São Paulo, como Franca, Jaú e Birigui, além de estar disponível online para todos os interessados.

Priscila apresentará as edições presenciais, enquanto no formato online contará com a participação do doutor em Economia e professor de pós-graduação da Unisinos, Marcos Lélis. O evento é patrocinado pela FCC.


+ Calçados