Apaixonado por Franca e pelo Direito, Lincoln Bueno Alves receberá comenda da Câmara

  • Marcia Souza
  • Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Lincoln do Cartório” está entre os representantes do Direito mais conhecidos e respeitados de Franca

 

Dr. Lincoln Bueno Alves, ou “Lincoln do Cartório” tem uma extensa ficha de serviços prestados a Franca e aos francanos. Não só por isso, mas por seu respeitável currículo, receberá, no próximo ano, o título de comendador, ao receber a comenda “Dr. José Caleiro Filho” da Câmara Municipal de Franca.

Lincoln é e faz questão de se apresentar como um verdadeiro francano de coração.

Construiu uma trajetória de vida e profissional marcada por sua profunda ligação com a cidade de Franca, mesmo não tendo nascido na cidade, mas em Jaú, que assim como Franca tem tradição na produção de calçados, porém, femininos. Era o destino!

Lincoln estabeleceu laços com Franca em 1965, há quase 60 anos, quando se casou com Elza de Mattos Alves.

A partir desse momento, suas visitas à cidade se tornaram frequentes, até que, em 1981, foi designado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como interventor do 1º Registro de Imóveis de Franca.

Em 1988, foi nomeado titular do cartório, posição que exerce com dedicação até os dias atuais.

Lincoln é formado em Direito pela Faculdade de Direito Municipal de Franca e seu compromisso com a cidade e com a área de registros imobiliários é notável. Lincoln atuou no Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) em duas gestões (1996-1998 e 1999-2001).

Atualmente, é membro nato do conselho, e participa como membro do Conselho Consultivo do ONR, órgão operador nacional, e incluiu seu conhecimento como palestrante na área de registros públicos na própria faculdade em que se formou, bem como na Universidade de Franca (UNIFRAN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP), ambas localizadas em Franca.

Seus laços com Franca se tornaram perenes em maio de 2007, quando recebeu o título de cidadão francano, um reconhecimento oficial por sua contribuição à cidade que ele tanto valoriza.

Pai de um filho e cinco filhas, Lincoln tem orgulho de ter criado sua família em Franca, onde suas filhas se casaram e seus netos e bisnetos nasceram.

Ele se mostra sempre grato à cidade, a qual considera uma “terra de cultura, com quase 100% de alfabetização, e um povo bom e honesto”.

Lincoln ainda destaca a força dos artesões locais que tornaram Franca a maior produtora de calçados do Brasil e lembra com carinho o desenvolvimento do Distrito Industrial, que acompanhou desde seu início e que, segundo ele, trouxe grandes prosperidades para a cidade, a qual ele adotou como sua e jamais pretende deixar.

Lincoln é um assumido admirador do cotidiano de Franca, onde, segundo suas palavras, “Ainda é possível fazer uma caminhada a pé e encontrar amigos em praças”.

Para ele, mais que ser homenageado, é Franca que merece uma homenagem, por tudo que representa em sua vida e por ter se tornado o local onde ele “plantou sua existência”.

“É um francano por excelência, que se estabeleceu na cidade, trabalhou aqui, formou família e sempre desempenhou com maestria sua atribuição no cartório e no Direito de forma geral. É um merecedor do título de comendador e uma grande honra poder fazer esse reconhecimento público”, disse Daniel Bassi, também advogado e proponente da comenda no Poder Legislativo.


+ Cidades