APAE divulga relato das atividades desenvolvidas nos meses de junho/julho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de setembro de 2020 às 16:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
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Em junho e julho a entidade deixou de arrecadar mais de R$ 72 mil, que ajudam a bancar as atividades

A APAE de Franca continua executando seu trabalho nesse período de pandemia de acordo com sua missão.

Está sendo um período de intenso aprendizado, pois toda a equipe está sendo provocada a se reinventar a cada dia e a realizar o melhor trabalho, seja ele presencial ou à distância.

A APAE agradece a todos que tem colaborado para que a instituição continue funcionando, especialmente as famílias, que não tem medido esforços para contribuir na realização das atividades juntos aos seus filhos.

Com a participação de todos, a entidade espera passar por esse período de pandemia e tão logo seja possível, estará ofertando atendimentos de forma integralmente presencial.

EDUCAÇÃO

Na área da educação, em articulação com a equipe pedagógica, os professores deram continuidade na elaboração de atividades adaptadas às especificidades de seus alunos e de acordo com o planejamento curricular, enviando vídeos aulas com diversas atividades pedagógicas e de Educação Física pelo WhatsApp.

Foram produzidas ainda apostilas impressas e kits de material escolar que foram enviados através de motoristas e mensageiros da Central de Doações da APAE.

As famílias estão sendo acompanhadas pelo profissional do Serviço Social, a fim de identificar as demandas das mesmas, promovendo orientações, encaminhamentos, bem como atendimento às demandas de alimentação e outras vulnerabilidades identificadas no período.

Os familiares estão dando devolutivas através de fotos, vídeos e dos materiais impressos preenchidos pelos alunos, realizando as atividades e também do contato telefônico e videochamadas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na área da assistência social, a APAE continua com o acompanhamento dos 407 atendidos e suas famílias. Foram realizadas 53 visitas domiciliares e 763 contatos telefônicos, além dos contatos com o grupo de famílias.

A psicóloga e a terapeuta ocupacional intensificaram a escuta, o acolhimento e as orientações das necessidades emocionais e de atividades de vida prática dos usuários através dos grupos de WhatsApp.

No mês de julho, em comemoração aos 30 anos de promulgação do Estatuto da Criança e Adolescente, a entidade teve a satisfação de ter um artigo publicado em comemoração a data de duas colaboradoras da área da assistência social.

O artigo integrou um livro comemorativo “30 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente: a proteção integral sob a ótica do direito e do processo de trabalho” pela editora RTM.

Considerando o aumento de casos de Covid em Franca, a entidade reforçou as orientações sobre as formas de prevenção, com apoio na distribuição de máscaras para as famílias.

Nesse semestre ,após a cessão de tablets, foram intensificadas as vídeochamadas como forma de aproximação dos atendidos, colhendo também o retorno em relação as atividades que foram enviadas.

SAÚDE

Em junho, começou gradualmente o retorno dos atendimentos presenciais para aquelas famílias que se sentiram seguras em levar os filhos para os atendimentos.

As ações de retorno foram planejadas cuidadosamente pela equipe de saúde. A equipe de profissionais recebeu capacitação em relação a prevenção ao COVID – 19, bem como sobre a utilização adequada dos EPI’s, garantindo a segurança aos trabalhadores e pessoas com deficiência atendidas.

Assim sendo, nos meses de junho e julho, de acordo com a opção da família, foi ofertado atendimentos presenciais, e também mantido os atendimentos a distância como videochamadas e teleatendimentos para os pacientes do grupo de risco e/ou que optaram por essa modalidade de atendimento.

Foram realizados os atendimentos médicos, odontológicos e com a nutricionista os casos urgentes, através de consultas presenciais, bem como os teleatendimentos com orientações dos profissionais disponíveis e manutenção de receitas e laudos médicos aos usuários que necessitaram.

ACOMPANHAMENTO ÀS FAMÍLIAS

Esse período de pandemia tem trazido muita instabilidade para todos e para as famílias não tem sido diferente.

O impacto na empregabilidade, especialmente nos trabalhos informais, prejudicou a aquisição de produtos básicos de muitas famílias.

Nesse sentido, a APAE de Franca continua recebendo doações de gêneros alimentícios e outros apoios materiais, a fim de atender as famílias da instituição.

Nos meses de junho e julho a instituição destinou 813 cestas básicas, 2.067 litros de leite, 1.805 marmitex, 1.704 kits de higiene pessoal, entre outras doações, como dietas, bolachas, ovos, macarrão, creme dental, detergente, fraldas, álcool gel, material de higiene e limpeza, cobertor, máscara descartável e de tecido, entre outros

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Este momento vivenciado mundialmente está impactando na vida e na qualidade de vida da população, bem como na economia de uma maneira geral.

Na APAE de Franca, não foi diferente: as arrecadações junto à pessoa física apresentaram queda de 17,53% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Somando junho e julho a APAE teve uma queda de 17,53% apenas na Central de Doações, que somou R$ 72.357,00.

A APAE teve mais de 7.000 visualizações no seu canal do Youtube durante a realização da Live e contou com grandes patrocinadores.

Além disso, teve as doações pelo site e o leilão de alguns itens, totalizando a arrecadação de R$ 84.212,08 e ainda a arrecadação de alimentos no Drive Thru, no total de 12.554 toneladas de alimentos, 2.026 litros de leite e 570 máscaras.

Os serviços desenvolvidos em parceria com o poder público também sofreram reduções, contribuindo assim, para o déficit orçamentário da instituição principalmente considerando que os financiamentos são parciais.

Estas parcerias na área da Educação e Assistência Social foram reduzidas em aproximadamente 24% no repasse, o que representa um déficit de: R$ 142.000 neste bimestre.

A manutenção de toda a equipe de profissionais neste momento de pandemia tem sido fundamental para a continuidade dos serviços prestados, mesmo que parcialmente de forma não presencial.

Buscando manter o equilíbrio e garantindo a saúde financeira da instituição a Diretoria e a Gestão Financeira continuam acompanhando e trabalhando para que as despesas acompanhem as quedas das receitas, de forma a não causar uma instabilidade futura.

A APAE de Franca possui equipe de profissionais especializada e altamente qualificada no atendimento a pessoa com deficiência, assim sendo, 85% da despesa da instituição é destinada para o pagamento dos 220 colaboradores contratados que fazem parte da equipe técnica e de apoio.


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