APAE Batatais promove dia 29, evento gratuito sobre ética para educadores

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de março de 2018 às 15:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Palestra com Júlio Groppa Aquino será transmitida, ao vivo, às 18h30, no salão do nobre da instituição

O psicólogo Júlio Groppa Aquino é o convidado da APAE Batatais

A APAE Batatais promoverá, no dia 29 de março, a palestra gratuita “A difícil ética do profissional de educação”, com o psicólogo Júlio Groppa Aquino. O evento será transmitido, ao vivo, a partir das 18h30, no salão nobre da instituição.

Aquino é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar pelo IPUSP; pós-doutorado pela Universidade de Barcelona e livre-docência pela FEUSP. Atualmente, desenvolve trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional.

Segundo a coordenadora de Educação Especializada da APAE Batatais, Ana Carolina Bersani, a palestra tem como objetivo dar condições para que os profissionais da educação, em especial os professores da escola da APAE, tenham bagagem pedagógica para acompanhar o atual cenário educacional do país. “A reflexão acerca da ética gera discussões sobre o comportamento humano e é indispensável aos educadores, diante das novas realidades do ambiente escolar, cada vez mais conflitivo”, afirma a coordenadora.

Para participar da palestra, os interessados devem acessar o link www.apaebatatais.org.br/cursos/ e preencher o formulário de inscrição. As vagas são limitadas. Mais informações (16) 3661-6000.

Sobre o palestrante
Júlio Groppa Aquino é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado (1990) e doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo IPUSP; bem como pós-doutorado (2002) pela Universidade de Barcelona; e livre-docência pela FEUSP (2009). Pesquisador do CNPq. Líder do Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder (COPERP-USP), grupo cadastrado no CNPq. Integrante da Red de Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO). É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais em voga, tanto em sua versão formal quanto na não formal. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro ‘Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente’.

Serviço
Palestra “A difícil ética do profissional de educação”, com o psicólogo Júlio Groppa Aquino
Data: 29 de março, às 18h30
Local: Salão Nobre da APAE Batatais
Inscrições: www.apaebatatais.org.br/cursos/
Informações: (16) 3661-6000
Entrada gratuita


+ Cidades