Anatel lança ferramenta que permite ao consumidor comparar ofertas de operadoras

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 11 de junho de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chamada de “Anatel Busca Ofertas”, ferramenta lista e detalha ofertas disponíveis por município e tipo de serviço.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma ferramenta online que permite ao consumidor comparar as ofertas de operadoras disponíveis em sua cidade.

As ofertas são separadas por:

telefonia móvel;

banda larga;

TV por assinatura;

telefonia fixa; e

combos com os serviços anteriores.

Ofertas disponíveis

Chamada de “Anatel Busca Ofertas”, a ferramenta lista e detalha as ofertas disponíveis por município e tipo de serviço.

É possível filtrar por preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados (no caso da telefonia móvel e banda larga, por exemplo).

A ferramenta está disponível no site da Anatel (clique aqui).

Regulamento de direitos do consumidor

Segundo a Anatel, o buscador de ofertas é compatível com o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), “bem como considerará possíveis alterações resultantes da implementação do novo RGC”.

A norma de 2014, que define os direitos dos consumidores de telecomunicações, estabelece que as operadoras devem disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas, de forma a permitir a comparação de pacotes entre empresas diferentes.

Em outubro do ano passado, a Anatel aprovou novas regras de direitos do consumidor, que entrariam em vigência em nove meses a partir de sua publicação. Contudo, a norma foi objeto de pedidos de anulação, que estão sendo analisados pela agência.

As principais mudanças no regulamento são a proibição de cobrança no primeiro mês de inadimplência, a dispensa das operadoras de manter lojas físicas próprias e a liberação de planos exclusivamente digitais.

Segundo notícia do Portal G1, pelas novas regras, as operadoras também podem migrar os clientes automaticamente para novos planos em caso de extinção dos atuais e de ausência de manifestação do cliente sobre adesão a um novo plano.


+ Economia