compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A expectativa é que a liberação do lote de cidades aconteça na reunião do dia 24, com possibilidade de ativação a partir de 30 de maio
Na próxima semana a Anatel deve liberar mais um lote de 459 cidades para potencial início das operações de 5G na faixa de 3,5 GHz.
Na região de Franca deverão ser contempladas as cidades de Aramina, Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Restinga, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista e Sales Oliveira.
Na região mineira deverão ser beneficiadas as cidades de Conquista, Delta, e Pratápolis, dentre outras.
A ativação das cidades, contudo, dependerá da estratégia das operadoras.
A novidade na liberação de mais esse lote é a grande quantidade de municípios em cidades com menos de 30 mil habitantes, que em tese constituem o foco das obrigações das operadoras regionais, mas que só precisariam começar a ser atendidas a partir de 2026.
Das 459 cidades que devem ser liberadas pelo GAISPI, 428 são em pequenos municípios.
Há ainda 21 cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes e 10 cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes para serem contempladas .
Até o meio do ano vem mais
“Nós temos a expectativa realista de liberar, até o meio do ano, 1,6 mil cidades e essa nova leva é parte desse conjunto”, explica o presidente do GAISPI, Moisés Moreira.
“A ativação, agora, dependerá apenas das operadoras”. A expectativa é que a liberação do lote de cidades aconteça na reunião do próximo dia 24 com possibilidade de ativação a partir de 30 de maio.
A lista de cidades da Anatel tem outro aspecto interessante: a grande quantidade de municípios na Região Sul.
Segundo o site Teletime, são 109 municípios em São Paulo e 169 municípios nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná