Alunos de Franca são premiados em Olimpíada de Matemática na Educação

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de julho de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Olimpíada envolveu 39 escolas municipais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contou com a participação de mais de 12 mil alunos e 581 professores

Alunos do 1º ao 5º ano de escolas municipais de Franca participaram das Olimpíadas de Matemática

 

O auditório da Secretaria de Educação recebeu na manhã da última terça-feira, 4, a cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática de Franca.

O evento contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira e da secretária Márcia Gatti, que entregaram medalhas e outros kits aos alunos de 1º a 5º anos da rede municipal de ensino.

A Olimpíada envolveu 39 escolas municipais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contou com a participação de mais de 12 mil alunos e 581 professores.

Eles utilizaram a Educacross, plataforma digital que promove o aprimoramento de estratégias didáticas, pedagógicas e tecnológicas nas áreas da Matemática e Língua Portuguesa e que faz parte do Programa Escola Digital, da Prefeitura de Franca.

A Secretaria de Educação premiou as dez escolas mais engajadas na Olimpíada. São elas: EMEB Vanda Badaró; EMEB Valéria Penna; EMEB Anor Ravagnani; EMEB Nair Rocha; EMEB Augusto Marques; EMEB Sueli Contini; EMEB Odette do Nascimento; EMEB Milton Gama; EMEB Guiomar Ferreira e EMEB Valeriano do Nascimento.

Também receberam prêmios os 15 professores com mais de 90% de engajamento e houve premiação dos 15 estudantes do 1º ao 5º ano, com melhor desempenho na disputa de primeiro, segundo e terceiro colocados.

Evento contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira e da secretária de Educação, Márcia Gatti

 

A inclusão fez parte da Olimpíada de Matemática da Secretaria de Educação.

Um dos vencedores, Ettore Couto, da EMEB Sueli Contini, possui TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e ficou em terceiro lugar entre os alunos do 4º ano, sendo destaque por sua facilidade na área de exatas.

Márcia Gatti, secretária de Educação, falou sobre a participação do estudante e a importância da inclusão. “É uma criança muito curiosa, estudiosa e com o apoio dos professores e dos games, está demonstrando uma capacidade de desenvolvimento pedagágico extraordinário”.

“Para nós, não foi uma surpresa vencer, mas uma confirmação do que acreditamos. Como o Ettore, temos certeza que todos os alunos são capazes de aprender. A verdadeira inclusão é a que garante a participação dos alunos, em todas as situações propostas pela escola”, disse.

Sandra Fernandes, chefe do Centro de Formação da Secretaria de Educação, destacou a participação dos 12 mil alunos na Olimpíada.

“Foi muito importante para o aprendizado”, disse. Amanda Jardim, gestora do projeto da Educacross em Franca, seguiu a mesma linha. “Foi um presente gigantesco, pois os alunos fizeram entregas pedagógicas, através da Olimpíada.”

Aluno do 5º ano da escola Sueli Contini, Davi Henrique Alves Gomes ficou em 1º lugar e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação.

“Tudo foi divertido e aprendemos bastante na Olimpíada.” Professora na mesma instituição, Adriana Fonseca falou sobre o projeto e a importância de iniciativas como essa.

“Com ações assim, as crianças se sentem estimuladas. A cada jogo, elas se empolgam mais e isso reverbera em suas casas. É muito importante.”


+ Educação