Alunos da Unesp Franca participam de Congresso Brasileiro em Brasília (DF)

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de setembro de 2019 às 18:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalhos elaborados por estagiários do Centro Jurídico Social da Unesp de Franca serão apresentados no evento

D​ois trabalhos elaborados por estagiários do Centro Jurídico Social da Unesp de Franca serão apresentados no 16º Congresso Brasileiro de Assistência Social (CBAS), que será realizado em Brasília, de 30 de outubro a 3 de novembro. Os temas dos artigos discutem o trabalho do assistente social e desmonte previdenciário no país.

O trabalho intitulado Contexto Sociojurídico: Reflexões e Desafios em torno do Trabalho e da Instrumentalidade do Assistente Social foi desenvolvido pelos estagiários do curso de graduação em Serviço Social Natali Silva Domingos, Rafaela Cavalcanti, Rafael Gonçalves dos Santos e Vitória Miranda Ferreira, sob a orientação da assistente social da unidade Adriana Regina de Almeida.

O trabalho foi resultado de uma breve pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender o espaço do Serviço Social no âmbito sociojurídico, a partir da análise e reflexão do trabalho profissional na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social da Unesp, no câmpus de Franca, a fim de reafirmar o viés crítico e interventivo que a categoria profissional deve materializar em suas práticas no exercício profissional, tendo em vista seus direcionamentos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo, em defesa da dignidade da pessoa humana, considerando os limites e os desafios presentes em torno do trabalho e da instrumentalidade do assistente social.

Já o artigo O desmonte previdenciário observado pelo trabalho jurídico assistencial foi desenvolvido pelos alunos de graduação em Serviço Social Vitória Miranda Ferreira e Julia Ellen Silva e o aluno Gabriel Augusto C. Schimidt Pereira, orientado pela assistente social da unidade Adriana Regina de Almeida.

O artigo enviado faz uma análise da judicialização do desmonte da reforma da previdência, desde as medidas “reformistas” iniciadas na década de 1990 com o intuito de sucateamento da seguridade social, os dados levantados são uma análise de levantamento bibliográfico e documental do acervo da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social.

A unidade auxiliar Centro Jurídico Social caracteriza-se como uma unidade de apoio a unidades universitárias para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O trabalho desenvolvido pelo CJS consiste na prestação de atendimento sócio-jurídico, no que se refere as ações nas áreas cível e previdenciária, informando e orientando os usuários sobre os mecanismos de acesso a justiça, tendo em vista a garantia de seus direitos, além de configurar como espaço de formação profissional por meio do estágio supervisionado cujas as ações pauta-se no trabalho interdisciplinar.

02cjs.jpg

Para saber mais sobre o CJS acesse: https://www.franca.unesp.br/cjs
E-mail: [email protected]
Telefones: (16) 3706-8900/8907


+ Educação