compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Projeto incentiva alunos a cuidarem do meio ambiente e compartilharem boas práticas

Alunos da Escola ‘Professor César Augusto de Oliveira’ participaram do projeto na última sexta-feira, 14
Mais de 520 alunos da Escola Municipal ‘Professor César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia, deram um passo importante rumo à preservação do meio ambiente.
Eles participaram, na última sexta-feira (14), do projeto “Fiscais Ambientais Mirins”, uma iniciativa que ensina a destinação correta do lixo domiciliar e incentiva os pequenos a se tornarem multiplicadores dessa consciência ambiental.
Durante a ação, os alunos, organizados em grupos, receberam orientações do gestor de Educação Ambiental, Paulo Henrique Lopes Alves, sobre o impacto do descarte correto do lixo.
A apresentação, ilustrada com imagens, explicou como essa atitude facilita a coleta seletiva e o trabalho da Cooperativa dos Catadores de Resíduos.
Além disso, os estudantes foram incentivados a compartilhar o aprendizado com os pais e familiares.
Educação ambiental desde cedo
Para a diretora da escola, Daniela Paula de Andrade Carrijo, o projeto tem um impacto positivo na formação dos alunos. “Chama a atenção para a sustentabilidade ambiental e prepara as futuras gerações”, destacou.
A professora Renata Cristina Cintra Nascimento, que atua na rede há 15 anos, reforçou a importância da iniciativa.
“Eles crescerão sabendo o que pode ou não ser feito para termos um ambiente saudável. E, como o palestrante sugeriu, terão um papel essencial ao compartilhar essas informações em casa”, afirmou.
Ao final de cada palestra, que tem duração média de 30 minutos, os alunos receberam um apito e um crachá de “Fiscal Ambiental Mirim”, símbolos do compromisso que assumiram com o meio ambiente.
Próximas escolas a receberem o projeto
A programação segue até o dia 31 de março, com novas palestras em escolas municipais:
17/03 – Escola Prof. Aldo Prata (City Petrópolis) – 530 alunos
18/03 – Escola Profª Dorotheia Paulino Ferro (Jardim Dermínio)
20/03 – Escola Mitermair Alves Barbosa (Jardim Luiza 2)
Sobre o projeto
O “Fiscais Ambientais Mirins” tem como objetivo levar educação ambiental às crianças, promovendo a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos.
A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação e da empresa Sempre Franca, responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo na cidade.
Com pequenas atitudes, as crianças ajudam a construir um futuro mais sustentável!

O gestor de Educação Ambiental, Paulo Henrique Lopes Alves, apresentou uma palestra sobre o impacto do descarte correto do lixo