compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Competição envolvendo os alunos das Escolas Estaduais acontece no Centro Universitário FEI de São Bernardo do Campo
Neste sábado (19), alunos das escolas estaduais Ângelo Scarabucci, de Franca, Professor Amilcare Matter, de Marília, e Professora Dalva Lellis Garcia Prado, de Barretos, estão participando da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Cada escola possui uma equipe, somando dez estudantes que competirão na modalidade prática do torneio, sob orientação de seus professores. As equipes classificadas garantem vaga para a etapa nacional, prevista para o mês de outubro.
Para Matheus Alves, aluno da EE Ângelo Scarabucci, a robótica é uma oportunidade para trabalhar a lógica e o pensamento matemático. “Temos na escola espaço para desenvolver nossos sonhos e isso ajuda a ter um bom rendimento em todas as áreas de conhecimento”, afirma.
Na competição, os alunos devem construir e programar um robô de resgate autônomo em um ambiente que simula um desastre. O robô deve seguir um caminho, desviar de obstáculos, localizar as vítimas e completar o resgate.
Desde 2007
A maior preocupação do estudante Daniel Dias, da EE Dalva Lellis Prado, é com relação à claridade do ambiente e possíveis empecilhos que possam surgir com a pista. “Nosso grupo realizou muitos testes para que nada atrapalhe o desempenho do robô e passarmos para a fase nacional”, explica.
A OBR ocorre desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. Essa etapa acontecerá no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo.
A viagem também será uma ótima oportunidade para se divertir e fazer novas amizades, segundo Matheus Kendy, estudante da EE Amilcare Matter.
“Participar da etapa regional da OBR foi muito legal e divertido. Lá eu tive a oportunidade de fazer amizades e criar experiências que eu não conseguiria adquirir se não participasse. Ir para a etapa estadual me deixa muito ansioso, pois será mais uma experiência e provavelmente será muito divertido e empolgante”, conta.