Alunos da 1ª série do Ensino Médio devem fazer opção para 2025 até o dia 13/09

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 21 de agosto de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na rede estadual paulista são ofertadas três áreas: exatas, humanas e técnica profissional; inscrição é on-line na Secretaria Escolar Digital

Estudantes que neste ano estão na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo devem definir até o próximo dia 13 de setembro o itinerário formativo que desejam cursar na 2ª e 3ª séries.

A escolha é obrigatória e precisa ser registrada na Secretaria Escolar Digital. A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) oferta três opções de áreas, duas delas acadêmicas, a de exatas e humanas, além da técnica profissional.

No Novo Ensino Médio, o currículo é composto por disciplinas da Formação Geral Básica (FGB), Itinerário Global (IG) e Itinerário Formativo (IF).

Na 1ª série, a grade dos alunos das escolas de tempo parcial é composta apenas por componentes do FGB e IG. Ou seja, aqueles previstos na Base Comum Curricular, além de educação financeira, projeto de vida e redação e leitura.

Opções

Na 2ª e 3ª séries, a carga é organizada por disciplinas da FGB (de acordo com a série), do itinerário global e as do itinerário formativo.

Em exatas (Matemática e Ciências da Natureza), a matriz inclui programação, química aplicada, biotecnologia e empreendedorismo.

Aqueles que seguem a opção humanas (Linguagens e Ciências Humanas) têm aulas de liderança, artes e mídias digitais, geopolítica, oratória e filosofia e sociedade moderna.

No itinerário formativo técnico profissional, são nove opções de cursos: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas.

Os cursos têm aulas ministradas por professores contratados pela Seduc-SP ou do Centro Paula Souza. Há, ainda, cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ampliação do número de escolas

Os itinerários de humanas e exatas são ofertados em todas as escolas estaduais de São Paulo. Já a disponibilidade dos cursos do técnico profissional é diferente em cada escola ou cidade.

Para 2025, a Seduc-SP deve ampliar das atuais 1.393 para 1.911 as escolas estaduais com turmas no técnico.

Este ano 71,9 mil alunos estão matriculados neste modelo. Em 2025, a expectativa é que o número aumente para 170 mil estudantes. Mais informações estão no site Ensino Médio Paulista em www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br.

Como fazer a escolha na SED

Para registrar a escolha do itinerário, é preciso acessar a SED e clicar em “gestão escolar”, “matrículas” e depois em “editar itinerário”. Na página, o estudante pode selecionar até quatro opções, de acordo com a ordem de preferência (da maior para a menor).

É possível, por exemplo, escolher dois cursos do eixo tecnologia, um do eixo negócios e o quarto humanas. O aluno também pode optar apenas pelas áreas exatas e humanas, caso não tenha interesse em se matricular em nenhum curso técnico.

A próxima etapa é selecionar as escolas onde quer estudar a partir das suas preferências. Em alguns casos, a unidade em que atualmente está matriculado não oferece o curso técnico.

Por isso, o estudante deve definir outro local. O sistema elenca até três opções de escolas mais próximas do seu endereço. O resultado será divulgado em dezembro.

Estudantes da 2ª série em 2024

Os alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio em 2024 não participam do processo de escolha do itinerário. No próximo ano, esses estudantes darão continuidade ao curso que frequentam atualmente. Não é possível mudar de área.

Matrícula de alunos da rede

A partir deste ano, quem já está em uma das escolas da rede estadual em 2024 não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente. A confirmação do local já está disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital (SED) na opção “consulta pública”.


+ Educação