compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Aluna do curso de Direito da Unesp, campus de Franca, Bárbara Gomes Brandão relata experiências durante intercâmbio na Universidade de Oviedo
Discente do curso de Direito da Unesp de Franca, Bárbara Brandão participa de programa de intercâmbio na Espanha
Bárbara Gomes Brandão, discente do curso de Direito da Unesp de Franca e participante de um programa de mobilidade acadêmica, iniciou os estudos na Universidad de Oviedo em meados de janeiro de 2021.
O objetivo foi o de vivenciar uma experiência acadêmica inovadora em outro país e aprimorar seus conhecimentos em espanhol. Ao longo de sua estadia, além de cursar as matérias selecionadas, também envolveu-se em algumas atividades extracurriculares.
Em março, participou de um programa voluntário conhecido por Competencias 2030, no qual a missão era desenvolver uma iniciativa de impacto social para Oviedo, de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Bárbara desenvolveu a criação de uma Empresa Júnior Jurídica na Universidad de Oviedo, com base na experiência vivenciada na Empresa Júnior da UNESP Franca.
Ao longo dos meses, estabeleceu contato com a direção da Faculdade de Direito e com o presidente da Confederação Espanhola de Empresas Juniores (CEJE) e, assim, obteve o apoio por parte do decano, Javier Fernández Teruelo, para dar andamento à iniciativa.
Bárbara com alguns dos alunos que participaram de projetos da clínica jurídica da Universidad de Oviedo
Cargo de Conselheira
Buscou um professor coordenador para o projeto e recebeu o apoio da professora Maria Isabel Alvaréz Vega.
Com isso, foi a idealizadora e cofundadora da primeira Empresa Júnior exclusivamente jurídica da Espanha, Legalis Uniovi, na qual possui o cargo de conselheira.
O projeto está em desenvolvimento e, no momento, aguarda registro como associação no Principado de Astúrias. Desde já a Faculdade já reservou dotação econômica para a compra de computadores.
Além disso, participou de dois projetos da Clínica Jurídica da Faculdade de Direito. O primeiro deles, em parceria com o O’Neill Institute for National & Global Health Law, no qual teve a oportunidade de colaborar por meio da compilação de normativas sobre a COVID-19.
O segundo deles, em parceria com a Asociación Española contra el Cáncer (AECC), no qual auxiliou com o preparo de informativos acerca dos direitos dos pacientes, bem como de seus acompanhantes.