​Aluna de medicina do Uni- FACEF faz portfólio em sistema de jornal. Veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de julho de 2020 às 17:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Laura Marques, entre outros temas, relata as primeiras experiências como ingressante no curso de Medicina

Desde o início do ano letivo, a estudante Laura Marques de Souza, do 1º semestre do curso de Medicina, do Uni-FACEF, desenvolve portfólio com as atividades realizadas no curso. A forma adotada para esse portfólio foi um jornal voltado para a comunidade.

O Jornal Saúde da Comunidade, sob a orientação da professora Raquel Rangel Cesário, e já com duas edições, fala da vivência da ingressante no curso de Medicina, e das atividades da unidade curricular IESC (Interação em Saúde na Comunidade), do Uni-FACEF.

A estudante Laura Marques, entre outros temas, relata as primeiras experiências como ingressante no curso de Medicina. 

Ela aborda os contatos iniciais com os valores do Uni-FACEF; fala do SUS e da saúde pública; da primeira visita ao Núcleo Saúde da Família, do Jardim Esmeralda, em Franca (SP); de conceitos sobre “saúde”; de equipamentos de proteção.

Mais do que isso, ela traz a experiência da Turma 6, que vai se graduar neste ano, com terapia comunitária online, devido às medidas de distanciamento social; apresenta conceitos de genograma e ecograma, como instrumentos de coleta de dados para fins de diagnóstico; disponibiliza os contatos das várias unidades de UBS, ESF e hospitais de Franca.

O jornal, uma forma de portfólio, permite à estudante fazer uma autoavaliação reflexiva de sua formação. É uma ferramenta que permite a reflexão sobre a prática e o aprendizado. 

O reitor José Alfredo de Pádua Guerra parabenizou a estudante pela iniciativa e pelas contribuições que o jornal traz para a comunidade em geral e, em especial, para os próprios estudantes, que têm, por meio desse instrumento, a oportunidade de reelaborar a aprendizagem.


+ Educação