compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Destaque da cerimônia foi a oradora da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II e 4º termo do Ensino Médio, Edith Carrijo Tasso, de 85 anos
Cerimônia foi realizada na última segunda-feira, 11
Com o auditório da Secretaria de Educação de Franca lotado, cerca de 130 estudantes do Projeto ‘Educação de Jovens e Adultos’ (EJA), mantido pela Prefeitura, receberam os certificados na noite da última segunda-feira.
Além dos estudantes do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) receberam os diplomas cerca de 90 alunos das demais unidades que oferecem o ensino semipresencial, as Escolas ‘Prof. José Mário Faleiros’, do Jardim Aeroporto 3; “Prof. Antônio Sicchierolli’, no Jardim América e ‘Profa. Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor.
Uma parceria firmada da Prefeitura com o Senai, possibilita aos estudantes dos cursos semipresenciais, a participação em especializações técnicas, inclusive com o fornecimento do transporte.
A cerimônia contou com apresentação da Orquestra do Senai/Franca, sob a regência do maestro Rafael do Reis Silva, que antecedeu a entrega dos diplomas.
O destaque foi para a oradora da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II e 4º termo do Ensino Médio, Edith Carrijo Tasso, de 85 anos.
Edith Carrijo Tasso, 85 anos, foi oradora da turma do Ensino Fundamental II
Amparada pelo filho Alexandre Carrijo, emocionou o público com seu exemplo de perseverança, disposição e otimismo.
Edith conclui o ciclo de aprendizado no CESUM (Centro de Supletivo à Distância), unidade que conta hoje com cerca de 2 mil alunos matriculados, que funciona no Colégio Champagnat.
Na cerimônia de formatura, 128 alunos dos níveis Médio e Fundamental eram oriundos do Centro de Aprendizado, onde os estudantes fazem a opção pelas disciplinas, conforme a ordem da grade curricular, retiram o material, estudam em casa e quando se sentem aptos vão a escola e realizam as avaliações.
Nascida em Ibiraci, Edith Carrijo Tasso é viúva do pintor Hélio Tasso, falecido em 2018, mãe de 6 filhos, 12 netos e 4 bisnetos.
Ela disse ter vivido um dos momentos mais felizes da sua vida ao receber o certificado de conclusão do curso do Ensino Fundamental, agradecendo aos colegas por terem a escolhido como oradora da turma.
Incentivada pela nora e o filho procurou a EJA em 2020 e não parou mais de estudar.
Edith quis preencher o seu tempo e aprimorar o seu aprendizado, paralisado no terceiro ano primário de uma escola rural, onde residia quando criança. Enalteceu a paciência e dedicação dos professores, que muito ajudaram na elucidação das dúvidas.
O material didático era levado em sua casa na Vila Flores, pelo filho, onde estudava e com dedicação concluiu o curso, o que a deixou feliz e grata a todos que a ajudaram.