Alívio para cólicas e gases: massagens que transformam o bem-estar dos bebês

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Osteopata infantil ensina técnicas simples para aliviar dores, melhorar o sono e fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Os primeiros meses de vida de um bebê podem ser desafiadores, especialmente devido a cólicas, gases e disquesia (dificuldade de evacuar). Esses desconfortos ocorrem por conta da imaturidade do sistema gastrointestinal e da incoordenação muscular característica dessa fase.

O Dr. José Eduardo, osteopata pediátrico, afirma que massagens simples aplicadas no dia a dia são grandes aliadas para aliviar essas dores.

“As mães, pais ou cuidadores podem ajudar muito na melhora das cólicas, gases e dificuldade de evacuar dos seus bebês. É possível fazer isso em casa, de forma prática e acessível”, explica o especialista, que já ensinou suas técnicas a mais de 35 mil famílias em mais de 50 países.

Prevenção é o segredo

Uma das chaves para o sucesso das massagens é aplicá-las fora das crises de dor. Segundo o Dr. José Eduardo, muitos pais buscam soluções apenas quando o bebê já está chorando intensamente, o que dificulta a execução.

Por isso, ele desenvolveu sequências específicas de massagens para prevenir e tratar cada sintoma, ajudando não apenas no alívio das dores, mas também na melhora do sono.

“Mais de 80% das causas dos despertares noturnos dos bebês são orgânicas, e as massagens contribuem significativamente para reduzir esses desconfortos”, ressalta o especialista.

Benefícios hormonais das massagens

Além de aliviar sintomas, as massagens promovem a liberação de hormônios benéficos, como:

•Ocitocina: o “hormônio do amor”, que fortalece o vínculo afetivo entre bebê e cuidador, reduz o estresse e proporciona segurança.

•Endorfina: alivia dores, melhora o humor e traz sensação de prazer.

•Melatonina: ajuda a regular o sono, melhorando o descanso do bebê.

•Serotonina: promove relaxamento e bem-estar, reduzindo irritações.

Com tantos benefícios, Dr. José Eduardo reforça que é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dos bebês e, consequentemente, a dos pais.

Mais

No Instagram (@dr.joseeduardo), ele compartilha conteúdos gratuitos, ensina técnicas de massagem e oferece dicas para facilitar os desafios da maternidade e paternidade.

“Com atitudes simples, podemos transformar o cuidado com os bebês em um momento de amor e alívio”, conclui.


+ Crianças