Alívio na bomba? Etanol pode ficar mais barato se colheita da cana for boa

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de janeiro de 2020 às 14:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tendência de alta deve mudar se a temporada de cana-de-açúcar começar com um clima favorável à colheita

Os preços do etanol, que subiram para nível recorde no Brasil em 2019, podem começar a desacelerar diante da previsão de condições de pouca chuva, favoráveis para o início da colheita de cana-de-açúcar do país.

Qual a situação do etanol hoje? A maioria das usinas da região Centro-Sul encerrou o esmagamento de cana em meados de dezembro. Assim, até o início da nova colheita em 1º de abril, o mercado doméstico será abastecido por estoques. Ao mesmo tempo, com a gasolina mais cara, motoristas que utilizam carros flex aproveitam o etanol mais barato e puxam a demanda para cima.

Como está o estoque de etanol? Até o fim de março, os estoques do etanol hidratado, usado diretamente no motor dos veículos flex-fuel, podem cair para apenas 400 milhões de litros, o nível mais baixo em sete anos, segundo Bruno Lima, chefe para açúcar da INTL FCStone.

O que vai ajudar a abaixa o preço?A tendência de alta deve mudar se a temporada de cana-de-açúcar começar com um clima favorável à colheita, segundo Lima.  

Por clima favorável, entende-se menos chuvas do que o normal em março e abril, já que as águas mornas do Pacífico e do Atlântico criam condições mais secas, disse Joel Widenor, meteorologista do Commodity Weather Group, em Bethesda, Maryland.

Com o clima mais seco, os agricultores têm mais facilidade para entrar nas plantações e fazer a colheita. 

Don Keeney, meteorologista agrícola sênior da Maxar em Gaithersburg, Maryland, concorda. As chuvas podem ficar 90% abaixo do normal nesses dois meses, disse por e-mail.

*6Minutos


+ Economia