Alistamento militar: prazo para jovens nascidos em 2001 em Franca está aberto

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de março de 2019 às 22:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inscrições vão até o último dia útil de junho e podem ser feitas pela internet ou na Junta de Serviço Militar

O ​prazo para o alistamento no serviço militar já começou em Franca. Assim, os jovens que nasceram em 2001 devem fazer o registro no Tiro de Guerra da cidade ou pela internet. A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. 

As inscrições vão até o último dia útil de junho e podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar. Em Franca, a Junta Militar está localizada à rua Frederico Moura, 1516, no bairro Cidade Nova e atende pelo telefone 3723-9333.

O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino, mas, constitucionalmente, as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) devem atribuir serviço alternativo às atividades de caráter essencialmente militar para os candidatos que alegarem “imperativo de consciência” para não prestar serviço militar por crença religiosa ou convicção filosófica ou política.

O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza sua situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.

Segundo o Ministério da Defesa, além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), o Serviço Militar “é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional”.

Seleção

Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.


+ Cotidiano