ALIMENTOS QUE COMBATEM O STRESS

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O stress, tanto físico quanto mental, é uma desordem que afeta parte da população e está associado ao desenvolvimento de diversas complicações na vida das pessoas, como por exemplo: irritabilidade constante, ansiedade, insônia, depressão, exaustão, falta de concentração, imunossupressão, uso excessivo de álcool... Quando o stress ocorre de maneira prolongada é capaz de aumentar o risco de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, obesidade, doenças autoimunes, distúrbios digestivos e até mesmo câncer.

O que nem todo mundo sabe é que a saúde do intestino tem grande influência no sistema nervoso central, uma vez que nossa microbiota intestinal é capaz de estimular sinais cerebrais relacionados à modulação de neurotransmissores que são associados ao controle da ansiedade e do stress.

Além disso, através da alimentação individualizada, de acordo com as intolerâncias, deficiências e necessidades nutricionais de cada individuo, é possível prevenir e até combater o stress crônico.

De maneira geral devemos priorizar:

• Alimentos como couve, brócolis, sementes de gergelim, sementes de mostarda e quiabo, pois são ricos em cálcio, um nutriente importante para o relaxamento muscular;

• Abacate, castanhas, sementes de abóbora, banana, amêndoas e cacau são ricos em magnésio, um mineral que atua na liberação de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, importantes para a sensação de bem-estar, diminuição da ansiedade e melhora do humor;

• Ovos e peixes são ricos em vitamina B12, uma vitamina essencial para a saúde do sistema neurológico e para o equilíbrio hormonal, influenciando desta maneira o bom humor e bem estar.

• Sementes de chia, linhaça e nozes são ricos em ômega 3, um ácido graxo importante para a produção de melatonina, GABA e triptofano, substâncias essenciais para o relaxamento, indução e aprofundamento do sono.

Procure um profissional nutricionista para melhor adequação destes alimentos na sua rotina alimentar!

Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


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