Alimentos não podem ser comparados por calorias!

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 7 de maio de 2018 às 13:53
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimentos não podem ser comparados por calorias. Mas sei que é uma dúvida comum, sempre me perguntam: Nutri: o pão integral tem mais caloria que o normal, posso consumir o pão branco? Você já se perguntou isso ao comparar algum alimento? Deixa eu te explicar a forma correta de escolher alimentos ideais para você:

  • Não foque na caloria, alimentos integrais, gorduras boas, oleaginosas possuem muita caloria e são ótimos alimentos.
    Descubra sua origem! Alimentos naturais devem ser priorizados, alimentos ultraprocessados mesmo em suas versões light, diet ou zero gordura receberão adição de substâncias que não fazem bem para você.
  • Foque no que sacia! Às vezes você pode ter as mesmas calorias comparando dois alimentos, mas um deles sacia muito mais que outro. Essa é a dica! Pense agora o que sacia mais, 100g de macarrão tradicional ou 100g de batata doce?
  • Faça combinações perfeitas. Eu poderia escrever um post sobre isso! Se você consome um carboidrato com proteína ou gordura boa, faz melhor do que apenas consumir o carboidrato por exemplo. Além disso, muitos minerais e vitaminas juntos funcionam melhor do que consumidos separadamente! Por exemplo: a vitamina C + vitamina E são melhores do que consumidas separadamente.
  • O preparo pode mudar o alimento! Digo isso para diversos exemplos: uma laranja é melhor do que o suco da mesma laranja, mesmo sem açúcar! A batata doce é melhor cozida do que assada e por aí vai. Vai depender do tipo de alimento, mas essas variações ocorrem devido ao índice glicêmico ou ao poder de resistência do óleo ao calor.
  • Por último: Escolha alimentos naturais, prepare de forma correta e faça boas combinações. Nada de ficar por aí contando caloria, até porque o que engorda é o balanço dessas calorias no final de determinado período.

Então se hoje for dia de macarrão tradicional ou de abobrinha se preocupe em seguir as 5 dicas que te dei acima e procurar um nutricionista para montar um plano alimentar que combine com o que você gosta! 

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero