Alfabetizando na Quarentena

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 12 de junho de 2020 às 10:54
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Olá amigos!

Vamos detalhar um pouco mais o que é este Projeto Alfabetizando na Quarentena que consiste em 60 vídeos sobre uma Alfabetização Musical.

Primeiramente estava me incomodando desde Março quando publiquei um vídeo no Face book pedindo para ‘ SALVAREM AS CRIANÇAS’ neste isolamento que está difícil para todos, mas para elas, temo que percam a esperança.

Depois, com o passar dos dias, pessoas começaram a me ligar pedindo aulas de piano presenciais para crianças e mesmo para adultos porque não aguentavam mais ficar dentro de casa. Como estamos todos em quarentena, não posso abrir as portas para aulas ao vivo e a cores, então surgiu a ideia de ajudar as crianças e mães/pais/avós desesperados vendo as crianças com estresse, caindo cabelo, tristes, mudando seus comportamentos espontâneos para atitudes retraídas e medrosas.

Isso está doendo dentro de mim, pois também estou privada de ver minha netinha querida, mas me coloco no lugar dessas crianças, de todas as crianças que neste momento estão coladas numa tela de computador ou ociosas, ou perdidas dentro de casa sem saber o que fazer.

Os pais ou avós foram pegos de surpresa de repente porque tem que aprender a ALFABETIZAR ou fazer tarefas de casa com eles, lidar com informática e tantas outras novidades decorrentes disso.

E fiquei me perguntando: – o que posso fazer para amenizar esta situação de alguma forma? Chorei pensando nestes pequeninos e imaginando-os pós-pandemia se estariam com estas sequelas de medo para sempre, de perdas e reclusão. Foi então que a resposta para minha pergunta veio: – sou Pedagoga Musical, alfabetizo crianças, ensino a raciocinar, tenho técnicas de PNL, gosto demais de ensinar, e estou na quarentena também, no grupo de risco. Posso ajudar com o que sei fazer. Agora, basta me inteirar sobre internet, gravações, etc. E resolvi me atirar mesmo sem muito conhecimento na área da tecnologia, mas com um gigante amor e o chamado para acudir esta geração que está sofrendo e devolverá todos estes sentimentos no futuro, porque é assim que acontece.

E amadoristicamente resolvi iniciar. Mas por quê? Para ninguém pensar que precisa de muita coisa para aprender. O SIMPLES muitas vezes é o que funciona.   Para que as pessoas possam aprender com os materiais que já possuem em casa e que o aprender não depende de tantos objetos, mas sim da criatividade e do querer. Jesus ensinava escrevendo na areia.

Resolvi iniciar com caneta, régua, folha de sulfite e muita vontade de ensinar este idioma UNIVERSAL que é a leitura de partituras.

Estou utilizando recursos que as pessoas têm em casa, somente o piano ou um teclado que pode faltar em algumas casas, mas quem está procurando diversão, atividade musical, provavelmente terá um tecladinho nem que seja de brinquedo. A proposta é lidar com o que se tem. Estou utilizando papelão para fazer jogos, retalhos de E.V.A., tudo o que tenho ‘ em casa ‘ sem precisar sair para comprar nada. Este é um dos objetivos. Criar, reaproveitar!

O outro objetivo é ensinar aos pais que estão com dificuldade nas tarefas, algumas atividades que podem ajudar a criança a se concentrar. O mais importante é ter paciência e tempo, e na questão de tempo é o que nos foi oferecido pelo COVID 19. E inicialmente ficamos perdidos sem saber o que fazer, como se tivessem nos tirado o chão ( e de fato tirou) e não sabíamos o que fazer ou onde pisar e ficamos esperando tudo passar para que logo voltássemos ao normal. Não vai voltar mais como era antes, isso já está claro. Então, a pergunta é : o que podemos fazer para o SOCIAL, para oferecer à sociedade, para que possamos passar por isso mais unidos e fortalecidos?

A minha parte descobri, graças a Deus e comecei a realizar , que é o Projeto Alfabetizando na Quarentena. 

Atividades de 1 a 5 minutos, reflexões, jogos, para que o adulto se sente no chão com a criança e brinque. Ao mesmo tempo em que brincam, estão aprendendo um novo idioma. Este idioma me levou para a Alemanha sem que eu soubesse falar alemão mas me comuniquei pela partitura.

Vamos mudar a realidade brasileira? É ousadia? Não é… Quando queremos de verdade, algo acontece. E sonho que se sonha junto se torna realidade. Quero muito que o BRASIL utilize a música nas suas mais variadas  ‘ utilidades’ , e despertando para o conhecimento da PARTITURA, pelo menos estaremos chegando perto de países de primeiro mundo. Venha! Vamos juntos nesta empreitada musical , nesta empreitada de dar ESPERANÇA, ALEGRIA E FELICIDADE ÀS CRIANÇAS!

Inscreva-se neste canal:

https://www.youtube.com/channel/UCw9D8bk68j8Sm3zn3c89yrg


+ zero