compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Dados cadastrais desatualizados no sistema do CadÚnico podem gerar bloqueio do benefício até a atualização ser feita.
Quem faz parte da folha de pagamentos dos programas sociais precisa sempre atualizar o Cadastro Único (CadÚnico).
Tal ação deve ser realizada pois, caso a inscrição apresente inconsistências, o Governo Federal pode entender que o beneficiário não se encaixa mais nas regras e optar, portanto, pelo bloqueio do benefício.
Nesse sentido, a pessoa que tem registro no CadÚnico deve se antecipar e realizar a atualização em duas situações.
Em primeiro lugar, quando a família alterar algum dado cadastral, como renda, endereço, componentes, entre outros.
A outra situação diz respeito à necessidade de que tal procedimento seja feito a cada dois anos, ainda que não haja alteração das informações.
Como atualizar o CadÚnico?
Para atualizar o CadÚnico, o responsável pelo grupo precisa apresentar os documentos de todos os integrantes da família a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A unidade mais próxima da residência pode ser localizada através do Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).
Além disso, é importante levar um documento que comprove a mudança cadastral. Os inscritos no cadastro que mudaram de endereço devem levar o comprovante de residência.
Em caso de nascimento ou óbito, a certidão atestando a situação também precisa ser apresentada. Se a renda aumentou ou diminuiu, um extrato de pagamentos pode ser usado.
O que acontece com quem não atualiza os dados?
Dados cadastrais desatualizados no sistema podem gerar bloqueio do benefício até a atualização ser feita. Sendo assim, para quem sobrevive apenas com o valor concedido em programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), não é interessante ficar sem R$ 600 ou R$ 1.320, respectivamente.
Nesse sentido, é importante estar atento ao cadastro. Atualmente, o Governo Federal permite que os usuários consultem os dados por meio da página oficial e aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS).
Segundo o portal Seu Crédito Digital, no site a pessoa pode consultar utilizando o CPF e data de nascimento ou, ainda, fazer uma verificação mais completa, com a conta gov.br.