compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Procurado, o Instagram afirmou que “fingir ser outra pessoa, marca ou negócio viola as Diretrizes da Comunidade do Instagram”.
Não é preciso nem contextualizar que os golpes no WhatsApp são, infelizmente, uma realidade cada vez mais comum no Brasil.
Devido à enorme “variedade” de golpes por aí, o jeito é sempre suspeitar de qualquer interação na vasta internet, incluindo (e principalmente) nas redes sociais.
Nesse sentido, uma das plataformas utilizadas pelos golpistas tem sido o Instagram, onde eles criam uma conta empresarial falsa para simplesmente “distribuir” golpes.
Em um deles, como divulgado pelo Tecnoblog, criminosos entram em contato espontaneamente com a vítima pela rede social oferecendo alguma oferta.
Código
Após coletar alguns dados da vítima (os quais seriam supostamente usados para que a pessoa resgatasse a tal “oferta”), os golpistas informam que um código de seis dígitos foi enviado para o celular dela.
Bem, como muitos já devem ter concluído, é nessa hora que muitos caem no conto do vigário.
Como muitos devem saber (e se não sabem, atentem-se!), geralmente o código de seis dígitos é usado para validar o acesso a uma conta do WhatsApp.
Artimanha
Como os golpistas não têm acesso ao seu número e às mensagens que você recebe por SMS, eles solicitam esse código utilizando alguma artimanha.
Procurado, o Instagram afirmou que “fingir ser outra pessoa, marca ou negócio viola as Diretrizes da Comunidade do Instagram”.
Eles também explicaram que possuem “uma equipe dedicada para detectar e impedir esses tipos de golpes”, encorajando usuários a denunciarem “quaisquer contas ou atividades suspeitas no Instagram”.
A suspeita e a dúvida são as melhores formas de evitar que você se torne mais uma vítima desses golpes.