Alerta de temporais: Defesa Civil se reúne com 200 municípios para alinhar ações

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gabinete de crise está mobilizado para fornecer pronta resposta à população em caso de emergências causadas por temporais

A Defesa Civil do Estado de São Paulo se reuniu na segunda-feira (27) com integrantes das defesas civis municipais de 200 cidades para alinhar ações de prevenção às chuvas previstas para os próximos dias.

O encontro contou com orientações sobre prevenção e esclarecimentos sobre a tecnologia Cell Broadcast, que envia alertas de emergência diretamente aos celulares de pessoas que estão em áreas de risco.

Nos próximos dias, há previsão de chuvas em diversas regiões do estado. Em razão dessas condições, o gabinete de crise está mobilizado no Palácio dos Bandeirantes para fornecer pronta resposta à população em caso de emergências provocadas pelas chuvas.

Além das forças de segurança, integram o grupo empresas reguladoras de serviços públicos, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia.

Raios e trovões

Por causa de uma frente fria com pancadas, raios e trovões, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um boletim especial sobre as condições climáticas de diversas regiões.

Os volumes de chuva esperados variam, mas o destaque fica para a capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara, que podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos.

Já para as regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de chuva de intensidade moderada, porém, com acumulados altos.

A campanha monitora as condições climáticas e áreas de risco no estado, com o objetivo de prevenir desastres naturais e garantir respostas rápidas dos órgãos estaduais durante o período chuvoso, minimizando riscos e reduzindo o impacto para a população.


+ Tempo