compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Um trabalho de 30 anos: CAPES aprova doutorado oficial para o curso de direito do campus de Franca da Unesp
A Unesp, além de oferecer novidades e uma qualidade diferenciada, agora foi habilitada para oferecer o Curso de Doutorado em Direito.
Franca é considerada o “berço do direito” pelo fato de colocar no mercado de trabalho uma média de 600 profissionais a cada ano.
O curso da UNESP é referência nacional na questão de instituição pública nacional, enquanto o da Faculdade de Direito de Franca também tem padrão elevado quando se fala de instituição municipal (é a primeira do país no ranking das municipais).
No ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) certificou a Unesp com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, entregue a 161 cursos de Direito de instituições brasileiras de ensino superior em reconhecimento ao bom nível de ensino oferecido.
José Duarte Neto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESP, disse que a conquista de doutorado para o curso de Direto chega depois de 30 anos. O curso foi criado em 1989.
O curso prima pela quantidade, pela qualidade e pelo impacto de sua produção. Sempre esteve atento aos problemas que assomam em um espaço globalizado, na América Latina, no território nacional e na região de sua nucleação.
Segundo Duarte, trata-se de uma construção coletiva, plural, republicana e gratuita.
“Entre nós os verbos são conjugados na primeira pessoa do plural. Obtemos a nossa identidade pela reunião das diferenças e pelo compromisso irrefutável com a Democracia e com os Direitos da Cidadania”.
E, nesta quinta-feira (21) o Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES aprovou o Curso de Doutorado.
A partir de agora, o Programa de Pós-Graduação da Unesp ostenta os níveis de Mestrado e Doutorado.
“Galgamos o patamar de reconhecimento que nos é de direito e, ao o alçarmos, estreitamos e reforçamos nosso compromisso histórico com a formação de produtos, ideias e conquistas que façam a diferença no espaço global, no Brasil, no Estado de São Paulo e em especial na área de nucleação de nosso Programa”, disse José Duarte Neto.
Para o coordenador, o momento é de se reafirmar os compromissos e externar os agradecimentos.
Segundo ele, a conquista somente foi possível pelo apoio efetivo de todos os antigos Coordenadores, pelo atual e pelos passados Conselhos de Pós-Graduação em Direito, pela produção e dedicação de todos os contemporâneos e antigos Docentes, Discentes e servidores técnico-administrativos.
Ele também lembrou a gestão do Campus, que no correr destes trintas anos, sem exceção, sempre teve à frente os melhores de todos nós.
“Todos procuraram imprimir coesão e unidade aos diversos programas que se ombreiam no esforço conjunto da construção da universidade pública de qualidade”, afirmou Duarte.
Ele também agradeceu as atuais Reitoria e Pró-Reitoria da UNESP, que em um ambiente de crise econômica e social, têm sido proativas, corajosas e resilientes no enfrentamento dos desafios e na descoberta de soluções arrojadas.