Alecrim: Veja dicas sobre cultivo e uso de erva aromática para além da culinária!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de outubro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de dar aquele toque especial nas refeições, o alecrim tem o poder de aliviar sensações como o estresse e ansiedade; confira como plantar!

Aromático, o alecrim pode ser usado de diversas formas e é fácil de cuidar!

 

A pandemia despertou hábitos nunca imaginados, não é mesmo? Um exemplo disso é que muita gente virou “mãe de planta” da noite para o dia.

A jardinagem acabou se tornando um hobby e ainda ajudou muita gente a enfrentar os dois anos de confinamento com mais tranquilidade.

Agora se você já é adepta das hortinhas, uma coisa é certa: não pode faltar alecrim no seu espaço verde.

Bastante utilizado como tempero na culinária, a erva também tem um potencial fitoterápico e costuma ser usado para chás. Entre seus benefícios, está o alívio para a ansiedade e o estresse. Incrível, né?

Apesar de seu fácil plantio, o cultivo do alecrim exige certos cuidados. De acordo com o paisagista José Kolya explica que para crescer bem o alecrim precisa de um solo aerado e que não fique muito encharcado.

Nesse sentido, o profissional faz recomendações: “para montar essa base de plantio, podemos usar 3 partes de terra vegetal preta, 2 partes de humos de minhoca, de 1,5 parte de areia. Ao colocarmos a muda, devemos pressionar seu torrão contra o solo para não deixarmos espaços de ar sob à terra”, explica.

Outro detalhe importante após o plantio diz respeito à rega, afinal, é essa etapa que determina o sucesso da planta. Por isso, regue constantemente o alecrim para manter a terra úmida nos primeiros vinte dias.

Após esse período, é possível diminuir as regas, mantendo uma frequência de três vezes na semana. Além disso, o paisagista também alerta quanto a exposição da erva aromática ao sol. “Não se esqueça que se trata de uma planta de sol, portanto não ficará muito feliz na sombra”, diz Kolya.

Usando o alecrim para além da culinária

Além de dar aquele toque especial em refeições e acalmar os ânimos quando consumido como chá, o alecrim também pode deixar sua casa com aquele aroma bem gostoso.

Por isso, é uma boa ideia pendurar um ramalhete da erva em barbante e fixá-lo na saída de água do chuveiro.

“Durante os banhos quentes, o vapor d’água irá interagir com o ramalhete, perfumando o ambiente e transformando o banho em um momento de relaxamento e cuidado com a saúde”, fala o paisagista.

Outra maneira de usar a erva aromática é colocando em um saquinho e incluindo na parte interna das fronhas dos travesseiros.

O único cuidado fica em relação aos excessos, já que o aroma pode se tornar enjoativo. Então aprecie com moderação!

*Informações Alto Astral