Álbum de figurinhas ensina história de Franca de forma divertida e interativa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de abril de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os alunos do 5º ano da rede municipal de Franca estão recebendo o álbum de figurinhas “Franca 200 anos”

Os alunos do 5º ano da rede municipal de Franca estão recebendo o álbum de figurinhas “Franca 200 anos”

 

Aprender história nunca foi tão divertido! Os alunos do 5º ano da rede municipal de Franca estão recebendo o álbum de figurinhas “Franca 200 anos”, um material interativo que conta a trajetória do município de forma leve e envolvente.

A iniciativa e produção do material ficou por conta da Secretaria de Educação de Franca.

O álbum foi entregue na última quinta-feira (3) aos estudantes da Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, no Jardim Vera Cruz.

Com ilustrações, textos históricos e espaços para colagem de figurinhas, a iniciativa desperta a curiosidade das crianças sobre a cidade onde vivem.

Aprendizado interativo e envolvente

Ao todo, 2.468 exemplares foram produzidos para os alunos do 5º ano da rede municipal. Durante as aulas, eles vão preencher o álbum enquanto exploram a história de Franca, pesquisam sobre seus bairros e entrevistam moradores.

A professora Daiana Ellen Mariano destacou que o material permite que os estudantes conheçam a cidade de forma descontraída e criativa.

“O álbum ficou muito rico em detalhes. Tem espaços para desenhar, colar figurinhas e exercitar a criatividade. As crianças vão aprender brincando”, afirma.

Incentivo à identidade e participação cidadã

Além de ensinar sobre os 200 anos de Franca, o projeto reforça a importância da identidade local e da participação cidadã. A ideia de transformar a história em um álbum foi um sucesso entre os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

“O material gerou muita empolgação. As crianças adoram figurinhas, e essa abordagem lúdica facilita o aprendizado e incentiva o interesse pela cidade”, conclui a professora.

Com essa iniciativa, os estudantes não apenas aprendem sobre o passado, mas também entendem seu papel no futuro da cidade.


+ Educação