Ainda com pouca adesão, Saúde se mobiliza para aumentar cobertura vacinal

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de julho de 2018 às 19:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Últimos números apontam para imunização de pouco mais de 50% do público alvo, como no restante do país

Com equipes disponíveis diariamente das 10h às 16h nas 19 Unidades de Saúde da cidade, UBS e Estratégias da Família, oferecendo a vacina contra gripe H1N1 e outras doenças gratuitamente, a secretaria municipal de Saúde segue mobilizada para aumentar a cobertura vacinal na cidade. Os números, a exemplo do que acontece em nível nacional, apontam indicadores pouco acima de 50% do público alvo, o que é preocupante em todos os aspectos, em especial porque na faixa etária com menor cobertura estão as crianças com menos de 9 anos.

     A Vigilância Epidemiológica do município, vinculada a secretaria de Saúde, além das mobilizações pontuais já realizadas no dia ‘D’, fez os atendimentos domiciliares previamente agendados e está realizando um trabalho quase que personalizado, de vacinação nas Creches. Dentro das condições que dispõe, organizou um cronograma com suas equipes de enfermagem e periodicamente está percorrendo as unidades conveniadas que acolhem crianças onde cerca de 400 crianças receberam atendimento.

Uma agravante nessas visitas, é que mesmo nesse universo das Creches visitadas é alta a incidência de crianças encontradas com as carteiras de vacinação desatualizadas ou até sem esse documento de controle. É indispensável que os pais ou responsáveis chamem para si a responsabilidade, pois isso pode comprometer o futuro delas, tornando-as vulneráreis a doenças e a partir daí ficar com sequelas irreparáveis.

Poliomielite

 Junto com a vacina contra a gripe Influenza também está disponível na rede pública, a vacina contra paralisia infantil e assim mesmo a incidência de crianças sem a vacina é grande. O Ministério de Saúde anunciou essa semana, a partir de constatações da doença em países limítrofes, a realização de uma Campanha Nacional durante todo o mês de agosto. Para tanto deve estar repassando nos próximos dias as diretrizes aos Estados e Municípios.

Surtos de sarampo registrados na região Norte, especialmente no Amazonas e Roraima, deixaram em alertar as autoridades sanitárias do País que estão pedindo atenção máxima das autoridades municipais. Recentemente houve notícias do registro de paralisia infantil na Venezuela, elevando a situação de alerta, em especial quando o Ministério da Saúde revela que mais de 300 cidades estão com cobertura vacinal contra pólio abaixo de 50%.

Onde e quem procurar

 Em Franca a UBS mais próxima de casa é porta inicial para encontrar a vacina. Crianças até 9 anos e pessoas idosas a partir de 50 anos, além dos demais já relacionados, educadores, profissionais de saúde, pessoas hospitalizadas, recolhidas. As vacinas disponibilizadas na rede pública tem a função de estimular o corpo a produzir respostas imunológicas a fim de proteger contra determinada doença.  São produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.

Os números da Vigilância apontam para o registro de 74 suspeitos nestes primeiros seis meses do ano. Situações graves, que geraram internações, das quais 7 foram positivos e 57 negativos e 10 estão no aguardo de resultados. Também ocorreram três óbitos, sendo um importado (paciente de Morro Agudo) e duas de Franca. Em razão de alterações no sistema de processamento do Ministério da Saúde, não foi possível apurar os dados quantitativos atualizados da cobertura da vacina H1N1 até o final desta semana. Mais informações pelo telefone 3711-9435.


+ Saúde