Água tônica faz bem pra saúde ou é só mais um refrigerante? Nutri revela a verdade!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 8 de setembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Popular em coquetéis, a água tônica possui diferentes prós e contras em relação à saúde; saiba quais são eles na matéria

A água tônica vem ficando cada vez mais popular entre os brasileiros – foto Freepik

 

A água tônica é uma bebida que vem caindo no gosto do brasileiro e está ficando cada vez mais popular entre os amantes de coquetéis com um toque mais amargo.

Diante de tanto sucesso, para muitos surge a dúvida: água tônica faz bem para a saúde?

De acordo com Ana Paula Arantes, nutricionista, ao contrário do que muita gente acredita, a água tônica pode não ser tão benéfica à saúde, pois é composta por aromatizantes, conservantes e possui um alto nível de açúcar.

Apesar disso, a especialista frisa que, em comparação ao tradicional refrigerante, a água tônica é mais saudável.

“O que pode diferenciar a água tônica do refrigerante é o valor calórico. A água tônica costuma ter um pouco menos de calorias do que o refrigerante”.

“Além disso, o sabor da água tônica é mais amargo por conta da quinina. Enquanto os refrigerantes são mais doces, podem ter diferentes sabores e, por consequência, estimular um maior consumo”, detalha.

A água tônica oferece algum benefício à saúde?

A água tônica oferece alguns benefícios à saúde graças a uma substância presente na sua composição, a quinina (que possui ação antioxidante).

Dentre os principais benefícios, destacam-se:

– Melhora na digestão
– Elimina o excesso de toxinas do corpo
– Mantém a hidratação

Apesar dos prós citados, Ana Paula Arantes destaca que, considerando seu alto teor de açúcar, o consumo deve ser bem moderado.

“Por ser uma bebida com calorias, a quantidade recomendada pode variar de acordo com a condição de cada pessoa. Ou seja, se tem diabetes ou não, se é praticante de atividade física ou não, qual é a idade e peso corporal”.

“Mas de qualquer forma a recomendação é que seja consumida esporadicamente. Por isso, não deve fazer parte de uma alimentação diária”, frisa a nutricionista.

Como alternativa para a água tônica, a especialista recomenda água com gás com suco de limão espremido, que é uma opção natural, menos calórica e rica em vitamina C.

Quais os riscos da água tônica?

Por se tratar de uma bebida calórica, existem uma série de riscos e efeitos colaterais associados ao consumo excessivo de água tônica. São eles:

– Distensão abdominal
– Desconforto gastrointestinal
– Azia
– Flatulência (gases)
– Problemas dentários, como cárie
– Diabetes tipo 2
– Ganho de peso.

*Informações Minha Vida


+ Nutrição