compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O PIX é uma forma de transferência que caiu no gosto dos brasileiros. Agora, esta será mais uma opção na hora de pagar a conta de luz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tomou a decisão de que as distribuidoras de energia elétrica deverão aceitar como meio de pagamento transferências via PIX. Os outros meios de pagamentos já oferecidos não devem passar por alterações.
As empresas de distribuição de energia elétrica deverão obedecer e implementar o novo meio de pagamento em até 120 dias a partir da decisão.
O PIX é um meio de transferência instantânea que pode ser utilizado 24 horas por dia, sem que sejam cobradas taxas. O meio de pagamento caiu no gosto dos brasileiros e é amplamente utilizado.
Dessa maneira, nada mais justo que adicionar esse novo meio de transferência aos antigos métodos de pagamento já oferecidos por companhias de energia.
Sem preocupações
Não deve haver motivos para preocupações, já que métodos de pagamento como débito em conta e também o pagamento por código de barras não serão afetados pela adição de mais uma forma de pagamento.
A Aneel afirma que algumas distribuidoras de energia já utilizavam o método de pagamento, mesmo antes da regulamentação. Por outro lado, outras empresas ainda não possuem datas de previsão para adicionar a nova forma de pagamento.
De acordo com o portal Capitalist, para que o pagamento seja feito via PIX, é possível adicionar o QR Code para pagamento, como diversas empresas já fazem. Além disso, a adição dessa tecnologia não irá afetar o tradicional código de barras ao final da conta.
Apenas no caso de a distribuidora optar por utilizar o PIX como substituição de uma forma de pagamento atual será necessário que os clientes concordem com a mudança.