compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A reunião de escolha do novo acadêmico foi finalizada com um novo ritual na AFL: a queima dos votos após a sua apuração
O advogado e escritor Eric Vinicius Galhardo é o mais novo imortal da Academia Francana de Letras (AFL).
A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de quarta-feira (14), na sede da Academia, localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano.
Dezenove dos 36 acadêmicos estavam presentes e, entre quatro candidatos, escolheram Galhardo para ocupar a cadeira de número 2, cujo patrono é Franc de Paulicéia. Em votação acirrada, Eric venceu os escritores – e também advogados – José Roberto de Souza, Lúcio Rangel Alves Ortiz e Roberto Nunes Rocha.
Os imortais presentes se mostraram animados para a escolha do novo membro. “Foi uma reunião muito interessante, festiva e linda, porém com um grau de disputa muito forte, porque os candidatos são muito bons. São quatro escritores de peso, e a decisão foi bem apertada”, explicou a presidente da AFL, a escritora Perpétua Amorim.
“Tivemos como vencedor o Eric, que já participa com a gente das nossas reuniões abertas ao público, assim como os outros que disputaram a cadeira também participam. São nossos companheiros já”.
Queima das cédulas
A reunião foi finalizada com um novo ritual na AFL: a queima dos votos após a sua apuração. A ideia foi de Perpétua, que reproduziu uma cerimônia realizada na Academia Brasileira de Letras após a eleição de um novo imortal.
A presidente também aproveitou para informar que, em breve, novos escritores serão escolhidos para compor o quadro da AFL.
Atualmente, a entidade possui três cadeiras vagas, a de nº 15 (patronesse Marina de Andrade Marconi), a de nº 16 (patronesse Evelina Gramani Gomes) e a de nº 28 (patrono Machado de Assis).
“Pretendo lançar uma nova inscrição em outubro. Ainda não está decidido se serão disponibilizadas uma, duas ou três cadeiras. Eu gostaria que fosse uma, porque é muito importante conhecer quem está entrando na Academia. Nessa última seleção, a gente teve tempo de conversar com cada um, tivemos encontros com os quatro para que eles mostrassem suas propostas. Com mais cadeiras disponíveis, você não tem como fazer essa análise”, comentou Perpétua.
Reuniões abertas
A Academia Francana de Letras é uma entidade aberta ao público. Quem quiser conhecer a sede da instituição e, ao mesmo tempo, participar de um bate-papo descontraído com escritores, pode participar das reuniões abertas.
Elas são realizadas todas as sextas-feiras, das 15 às 17h, na Casa da Cultura e do Artista Francano, localizada na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro. “Não precisa ser escritor, basta gostar de Literatura e querer conhecer um pouco mais sobre a Academia”, esclarece Perpétua.
Sobre o novo imortal
“Francano da Pauliceia”, Eric Vinicius Galhardo é nascido em São Paulo (SP), mas desde 2005 mora em Franca, onde fincou raízes.
Bacharel em Direito pela Unesp – Franca, é especialista em Direito Processual Civil e em Direitos Trabalhista e Previdenciário pela Faculdade de Direito de Franca – FDF. Advogado, é membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB – Franca.
Palestrante e professor convidado da Escola Superior da Advocacia – ESA e de cursos preparatórios para concursos, é autor de artigos acadêmicos na área jurídica. Desde a adolescência, escreve contos e poesias.
Marido, pai, amante de café, de música e da Língua Portuguesa, gosta de rezar, também. Enxerga na arte uma inspiração para significar a vida.
Palavra do novo acadêmico
“Em meio a um grupo de candidatos tão qualificado, é uma alegria especial ter sido escolhido como novo membro da Academia Francana de Letras. Quando comecei a dar aos meus pensamentos a forma de palavras, por volta dos 12 anos, jamais imaginei que um dia elas me levariam para tão longe”, comentou Eric.
“Mas a arte pulsa em minha vida e me dá o vigor necessário para dar sequência à jornada, agora com esse novo e grande desafio. Agradeço profundamente pela lisonjeira oportunidade e, desde já, sob o manto da instituição orgulhosamente representada, comprometo-me a servir com afinco à comunidade, alinhando-me aos objetivos definidos em seu Estatuto”.